Na jornada do sobrevivencialismo, existem alguns conhecimentos essenciais para garantir a segurança em situações de emergência. Saber construir um abrigo natural é um deles! A caverna é um ótimo exemplo de esconderijo que podemos encontrar pronto, mas nem todo lugar vai possuir esse recurso tão fácil. Então, se você adora se aventurar por aí, deve estar preparado para construir sua própria caverna utilizando poucos materiais ou o que estiver disponível.

Para te ajudar nessa missão, hoje a CIMO trouxe um guia completo sobre abrigos naturais, descrevendo sua importância e dicas práticas de como construir o seu para se manter seguro e sobreviver na selva, confira!

O que é um abrigo natural?

Um abrigo natural é uma estrutura cuja principal função é oferecer um refúgio seguro e temporário em ambientes externos. Eles podem ser encontrados prontos na natureza ou ainda ser construídos com materiais encontrados no local. São úteis em situações de emergência ou em atividades de sobrevivência, onde não há acesso a abrigos construídos pelo homem.

Esses esconderijos naturais são soluções simples e eficazes para se proteger contra os elementos climáticos como chuva, vento, frio, sol intenso e perigos da selva e florestas, como insetos e animais selvagens.

Tipos de abrigos naturais

Os abrigos naturais podem assumir diversas formas, desde simples estruturas feitas de folhas e galhos, cavidades em rochas ou debaixo de árvores densas. A escolha do tipo de abrigo natural, muitas vezes, depende das condições do ambiente, disponibilidade de materiais e do propósito específico, como se abrigar durante uma caminhada na floresta ou acampamento na selva.

Abaixo listamos alguns tipos de abrigos naturais, com suas principais características e passo a passo de como construir quando for necessário, acompanhe!

1. Caverna

Vamos começar com um abrigo natural que você pode encontrar pronto na natureza: uma caverna. Caso o lugar que você esteja conte com esse recurso, essa é a prioridade de local para se proteger. A estrutura rochosa fornece proteção contra elementos climáticos, animais selvagens e é relativamente constante em termos de temperatura e umidade, mas você pode fazer uma fogueira na entrada para deixar o local mais aquecido.

Porém, alguns cuidados são importantes antes de sair entrando em qualquer caverna! É preciso analisar a sua localização e suas condições de risco para avaliar se o local pode inundar facilmente ou até desabar.

2. Abrigo natural de detritos

O abrigo natural de detritos é um dos esconderijos mais simples que podem ser utilizados em situações de sobrevivência. Utiliza pouquíssimos materiais e exige um baixo esforço na sua construção. Porém, é um local improvisado para ser usado de forma extremamente temporária.

Como construir um abrigo natural de detritos

Abaixo, fizemos um passo a passo de como construir um abrigo natural de detritos:

  1. Defina o local: tente encontrar formações naturais que ofereçam algum tipo de estrutura para o abrigo, como um tronco de árvore vertical ou a lateral de uma pedra. Pense também em um lugar que você possa se deitar, mais plano e sem saliências;

  2. Limpe a superfície: retire folhagens e pedras do chão para melhorar seu conforto e também verificar se não tem animais peçonhentos que podem te picar como aranhas, escorpiões e cobras;

  3. Reúna materiais para a estrutura e cobertura: procure troncos e galhos caídos com tamanho suficiente para apoiar na estrutura que você encontrou como base. Para a cobertura, reúna folhas e gramíneas que podem deixar o abrigo mais aquecido.

Lembre-se de que o material de construção e o formato do abrigo de detritos vão depender do que está disponível no momento.

3. Abrigo natural em A

O abrigo natural em A tem o formato triangular e pode ser construído com troncos, folhagens e cipós. É uma estrutura que fica parecida com uma cabana e é muito eficaz em ambientes como selvas e florestas.

Como construir um abrigo em A

Aqui está um guia básico para construir um abrigo em formato de A:

  1. Reúna os materiais necessários como galhos, troncos longos, folhas largas, gramas secas e cipós. É muito importante ter nas suas ferramentas de sobrevivência uma faca, machado ou um facão com serra para moldar a madeira;

  2. Escolha um local seguro com superfície plana, afastado de áreas que podem inundar;

  3. Use a sua ferramenta de corte para deixar os galhos em um mesmo padrão para facilitar a montagem;

  4. Posicione dois galhos ou troncos no chão formando um "V" invertido para representar a estrutura em formato de A;

  5. Use cipós ou cordas para amarrar as extremidades superiores dos troncos, formando a parte superior do "A";

  6. Estabilize a estrutura fixando as extremidades inferiores dos troncos no solo;

  7. Vá enfileirando os galhos em A até chegar no tamanho que deseja para o abrigo;

  8. Coloque ramos, folhas ou gramíneas sobre a estrutura para criar uma cobertura densa. Garanta que a cobertura seja espessa o suficiente para proteger contra chuva e vento.

  9. Forre o chão dentro do abrigo com folhas, grama ou outros materiais para criar uma camada isolante contra o frio e umidade do solo.

 

Saber se virar em meio à natureza e ir em busca de superar as dificuldades fazem parte da vida de um sobrevivencialista! Hoje trouxemos algumas opções de abrigos naturais que podem te ajudar a criar um lugar seguro para dormir ou se proteger em uma emergência.

Acompanhe o blog da CIMO se você gosta de viver com aventura e continue ligado nas postagens para não perder as nossas dicas! Até a próxima!

Junior Dorigatti