As florestas brasileiras guardam segredos e belezas, mas também é um local repleto de perigo! Você já pensou em quantas ameaças há em uma selva? Com tanta diversidade na nossa fauna, é comum que você já tenha feito essa pergunta. 

Pensando nisso, a Cutelaria CIMO elencou os animais mais periculosos do nosso país. É importante ressaltar que o que torna os animais perigosos são seus mecanismos de defesa contra os predadores — o que pode ser nocivo ao ser humano, por isso, todo cuidado é pouco. 

Vamos conhecer todos?!

As cobras mais perigosas do Brasil

Nada mais justo do que começar com um animal que é o terror de muita gente! Veja quais são as cobras mais perigosas que habitam o país.

1. Surucucu

A surucucu é uma cobra candidata a ser o animal mais perigoso do Brasil — entre todas as espécies. A picada do réptil pode deixar o local inchado em minutos, além de ser extremamente dolorosa e causar hemorragia nas suas vítimas

O animal é facilmente encontrado em nossas matas e, além de sua picada extremamente dolorosa, pode causar alterações nos batimentos cardíacos, o que é, sem dúvidas, um perigo para todo mundo.

2. Jararacuçu

Também conhecida como urutu-estrela e urutu-dourado, a jararacuçu é outra cobra perigosa, podendo ser encontrada nas matas brasileiras e em países vizinhos.

A cobra está envolvida em 90% dos casos de envenenamento causados por animais no país. O indivíduo picado por Jararacuçu, além de sentir uma dor intensa, fica com o local bastante inchado, com bolhas e pode sofrer hemorragia.

3. Cascavel

Diferentemente das espécies anteriores, a picada de uma cascavel não apresenta uma grande lesão, porém os sintomas evoluem rapidamente, uma vez que a vítima pode ter uma insuficiência renal aguda.

Dessa forma, o local da picada demonstra formigamento, e em pouco tempo, a pessoa começa a ficar sonolenta, ter dificuldade para abrir os olhos, dores musculares pelo corpo, visão dupla ou turva, além de sangue na urina.

4. Cobra-coral

A coloração da cobra-coral é bonita e chama atenção pela intensidade de sua cor, porém ela também é muitas vezes considerada um dos animais mais perigosos do Brasil — uma vez que seu veneno pode causar sérios danos à vítima.

Os acidentes com a espécie são problemáticos, uma vez que, ao ser picada, a pessoa começa a apresentar o quadro de crise respiratória aguda, o que pode levar à morte — especialmente se a pessoa já tiver problemas crônicos diagnosticados.

5. Sucuri

A sucuri é uma das cobras mais conhecidas do Brasil. Isso porque se tornou famosa sendo a protagonista de diversos filmes.

Porém, é importante ressaltar que elas não devoram seres humanos, uma vez que eles não pertencem à sua cadeia alimentar, mas ainda, sim, precisam de atenção em meio à vegetação.

A espécie não é venenosa e, diferente das demais, não possui inoculadores de veneno nem produz toxinas. Sendo assim, a sua mordida não consegue levar uma vítima à morte — justamente por esse motivo que elas usam o seu corpo para imobilizar e esmagar as presas antes de engoli-las. 

Aranhas e escorpiões perigosos do Brasil

Além das cobras, precisamos falar sobre dos aracnídeos! Vamos para a lista dos mais perigosos:

6. Aranha-marrom

As aranhas-marrons possuem uma picada dolorida em suas vítimas, com uma sensação similar à queimadura horas depois da picada, porém uma ferida será aberta no local.

Além disso, o local picado incha e a cicatrização é bem demorada. É comum que as pessoas picadas pela espécie tenham febre, mal-estar, náuseas e urina com a coloração escura

Essas aranhas são geralmente encontradas no Paraná e os acidentes costumam acontecer com as vítimas ao se vestirem ou enquanto dormem, uma vez que tendem a pressionar a aranha contra sua pele.  

7. Viúva Negra

Extremamente perigosas, as viúvas-negras são encontradas em restingas, vegetação de praia e em zonas urbanas.

A pequena aranha está na lista em virtude de sua forte picada, que pode causar contrações musculares, agitação, confusão mental, dores e muita angústia.

Além disso, alterações cardíacas e na pressão arterial podem acontecer, assim como uma dor intensa na área picada, abdômen mais rígido e excesso de transpiração. Mesmo sendo tão pequena, o efeito de seu veneno é poderoso e nocivo. 

8. Armadeira

Uma espécie extremamente perigosa. Porém, só ataca quando se sente ameaçada, sendo facilmente encontrada em bananeiras, pedras, madeiras empilhadas e folhagens.

Após a picada, é comum que as vítimas sintam excesso de saliva, além de náuseas, transpiração em excesso e muitos tremores. Vale ressaltar que a picada desse animal, apesar de dolorosa, raramente leva uma vítima a óbito, mas ainda sim é perigosa.

Já que falamos sobre a armadeira se esconder na vegetação, você sabe como identificar plantas venenosas? Se não sabe, temos um guia para você!

 

9. Escorpião-amarelo

O escorpião-amarelo é um animal pequeno, mas com uma picada fortíssima, podendo levar à morte, especialmente se a vítima for uma criança.

A picada pode causar:

  • Transpiração excessiva;

  • Mudanças de temperatura;

  • Aumento de saliva;

  • Tremores;

  • Convulsões;

  • Insuficiência respiratória;

  • Vômito;

  • Alterações cardíacas.

Animais do topo da cadeia alimentar do Brasil

É claro que a lista não poderia acabar sem falarmos dos grandes predadores brasileiros!

10. Onça-pintada

A onça-pintada, também conhecida como jaguar, é um dos animais mais tradicionais da fauna brasileira. O predador se destaca pela sua dieta diária animais como ratos e veados e outros animais de pequeno e médio porte.

Considerado o maior felino do hemisfério norte, a onça-pintada é um dos animais mais majestosos e perigosos que temos, não dando chance de defesa às vítimas quando atacadas. 

11. Jacaré-açu

Encontrado na Amazônia, o jacaré-açu pode chegar a até seis metros de comprimento, e se caracteriza por ter uma coloração preta equilibrada, sendo considerado o animal mais perigoso do Brasil quando o assunto é crocodilos. 

É inteligente e ágil, suas poderosas mandíbulas podem devorar peixes, aves, mamíferos ou qualquer coisa que se mova perto dele. Sem dúvidas, um dos animais do topo da cadeia alimentar.

Conhecer os animais mais perigosos do Brasil é importante para entender um pouco mais da fauna brasileira, que, apesar de ter diversas espécies, também pode reservar perigos com determinados animais que possuem modos de defesa nocivos ao ser humano. 

Gosta do tema? Continue aprendendo sobre sobrevivencialismo aqui no blog da CIMO! Encontre conteúdos exclusivos sobre:

CUTELARIA CIMO