Ter contato com a natureza é sempre muito bom, mas, em uma possível situação de risco no meio da mata, é preciso ter cuidado e conhecer as plantas venenosas. É um tipo de conhecimento que muitas pessoas ignoram, mas que pode fazer a diferença em uma emergência. 

A natureza, ao mesmo tempo que oferece a beleza das plantas para serem contempladas, também reserva algumas espécies em que é preciso ter muito cuidado, sendo essencial se manter longe para que efeitos negativos não sejam presenciados. 

As plantas venenosas são muito comuns no Brasil e muitas espécies podem ser encontradas em nossa fauna, inclusive camufladas em meio as outras plantas, sendo necessário ter o conhecimento correto para manuseio, alimentação e limpeza em casos de necessidade.

Pensando nisso, o blog da Cutelaria CIMO elaborou um conteúdo que pode te ajudar a identificá-las mais rapidamente! Aproveite.  

‌O que é uma planta venenosa?

As plantas venenosas são aquelas que podem causar danos quando inaladas, ingeridas ou entram em contato com a pele.

É importante ressaltar que plantas venenosas não estão com o seu crescimento restrito apenas a uma parte da natureza, elas podem aparecer em diversos tipos de biomas.

Vale ressaltar que, apesar de serem prejudiciais à saúde, algumas plantas também podem apresentar níveis diferentes de toxicidade. Consequentemente, apesar de serem consideradas venenosas, algumas plantas quando estudadas, podem trazer benefícios à saúde.

Como identificar uma planta venenosa?

Em uma situação de necessidade, identificar as plantas venenosas é fundamental a fim de saber o que fazer, algumas dicas podem ajudar a fazer com que se perceba o quão nociva uma planta pode ser!

1. Testes visuais 

Se você está em uma trilha ou camping, perceberá que a planta venenosa possui geralmente uma coloração pouco comum.

Geralmente, os tons vibrantes chamam a atenção por sua beleza. Seu formato também pode ser curioso, o que pode tornar um determinado tipo de planta ainda mais suspeito. 

Outra suspeita de planta de venenosa é a incompatibilidade com a vegetação. Isso quer dizer que se uma planta tiver uma coloração muito chamativa em um local que destoa daquele onde ela estava no momento, isso aumenta as chances de ser tóxica. 

Os testes visuais são essenciais para identificar a toxicidade de uma planta a fim de se perceber se ela pode ser nociva ou não. Por isso, a qualquer sinal de coloração intensa e vegetação em local incomum, desconfie. 

Sabe como encontrar água na natureza? Ainda não? Então confira o conteúdo exclusivo da Cutelaria CIMO sobre o tema!

2. Testes com o tato 

Outro sinal muito comum de que uma planta pode ser venenosa é que ao haver contato com sua pele, rapidamente ela deixa a região avermelhada, com irritação e coceira. Esse pode ser um forte indício que a planta é venenosa. 

 

 

As plantas venenosas não trazem indícios de serem venenosas, mas algumas dicas, em especial a coloração, local de vegetação e contato com a pele podem indicar que se trata de uma planta tóxica.

Portanto, se você entrar em contato com uma planta e ver que o seu corpo está reagindo, possivelmente, você entrou em contato com alguma delas.

4 plantas venenosas mais comuns no Brasil

No Brasil, é muito fácil encontrar plantas venenosas, uma vez que elas são por muitas vezes encontradas em vegetações — e até mesmo fazendo parte da ornamentação em casas! Confira algumas das plantas mais comuns que podemos encontrar por aqui:

1. Copo-de-leite

Quem olha para a beleza do copo-de-leite não imagina que é uma planta venenosa que as pessoas geralmente têm em casa, formando lindos arranjos que fazem parte da decoração do ambiente. 

Acontece que essa flor é tóxica e pode causar sérios danos uma vez que é ingerida acidentalmente ou manuseada. Isso porque ela possui em sua composição o oxalato de cálcio, que pode ocasionar vômitos, queimação, cálculos renais e dores. 

2. Comigo-ninguém-pode

Outra planta tradicional nos lares brasileiros utilizada para adornar os jardins, mas que o nome já causa um alerta. A comigo-ninguém-pode é perigosa e tóxica em toda a sua extensão (caule, folha e seiva)

Uma vez que essa planta é ingerida acidentalmente, pode causar dores, queimação, náuseas e cálculos renais. Assim como o copo-de-leite, ela possui em sua composição o oxalato de cálcio, altamente nocivo à saúde.  

Em uma aventura na floresta, você precisa saber filtrar água para se manter hidratado, certo? Mas você sabe como fazer isso? A CIMO te ajuda, clique e confira!

3. Mamona 

Sim, as mamonas podem ser assassinas!

Esse tipo de planta venenosa é muito encontrada em terrenos vazios, é considerada uma das plantas mais perigosas do mundo — e o que a faz ser tão letal é a sua semente.

Nas sementes das mamonas, é fácil encontrar um componente chamado ricina, se ingerido pode levar a óbito em poucas horas, por isso todo cuidado é pouco. 

4. Avelós 

Também conhecida como pau-pelado ou graveto-de-cão, é um tipo de vegetal venenoso o qual o contato ou o consumo acidental pode trazer incômodos à saúde. 

Tocar nessa planta pode causar o aparecimento de bolhas na pele e irritações e uma vez ingerida por acidente seus sintomas são excesso de salivação e dificuldade de engolir. Por isso, o melhor é se manter longe. 

O que fazer em caso de intoxicação com plantas?

A intoxicação por plantas é muito similar com o que acontece com outros tipos de intoxicação. A maioria causa náuseas, dores, sonolência e diarreia entre outros sintomas. Nesse caso, o ideal é buscar ajuda o mais rápido possível para eliminar os sintomas. 

  • Se você ingeriu sem querer, é necessário jogar ela fora. Ou seja, tente vomitar ou cuspir o máximo que der;

  • Caso tenha tocado em uma, é fundamental lavar a região com água e sabão

As plantas venenosas podem ser muito nocivas à saúde e por isso é importante ter cuidado ao esbarrar com elas. Se você está se aventurando pela natureza, evite plantas chamativas e destoantes do ambiente. E se possível, aventure-se com um facão da CIMO, eles, definitivamente, vão facilitar a sua rotina.

E aí, gostou de saber mais sobre como identificar e quais são as principais plantas venenosas? Então, continue navegando pelo blog da CIMO, por aqui você encontra diversos assuntos de sobrevivência que podem te ajudar em uma aventura.

Aproveite para conferir um guia com dicas para te ajudar a sobreviver na floresta!

CUTELARIA CIMO