Top 5: conheça os melhores facões da Cutelaria CIMO

Junior Dorigatti

Top 5: conheça os melhores facões da Cutelaria CIMO

No ramo da cutelaria, cada modelo de faca serve para uma função específica. Os facões são ferramentas robustas capazes de realizar serviços mais pesados em atividades na zona rural e em matas. Possui o sabre curto e largo e sua lâmina é muito maior do que as dos canivetes e das facas esportivas.

A Cutelaria CIMO é especializada em lâminas e trabalha com tecnologias atualizadas para desenvolver produtos cada vez mais eficientes. Nossas facas, canivetes e facões são produzidos com aços de alta qualidade, com designers pensados para atender às suas multifuncionalidades.

Hoje, trouxemos um top 5 com os melhores facões da Cutelaria CIMO, confira!

1. Facão 16″com lâmina em aço de carbono e cabo de madeira

Esse é um modelo clássico de facão com cabo de madeira e lâmina com fio liso. Pode ser usado em diversas situações de camping, para bushcraft, para abertura de trilhas, bem como atividades de jardinagem e outras tarefas domésticas.

A lâmina em aço carbono cromo-vanádio conta com uma pintura especial e proteção corrosiva, que garante uma maior vida útil à ferramenta. O cabo é produzido em madeira jatobá e possui formato anatômico que facilita o manuseio durante o uso.

O tamanho desse facão CIMO é de 406 x 144 x 550 mm (lâmina x cabo x total), com peso aproximado de 587 g. A espessura da lâmina é de 1,85 mm. O produto ainda acompanha uma bainha em couro para armazenar que o usuário possa carregar o acessório de forma segura.

2. Facão 10″com lâmina em aço carbono e cabo de alumínio e madeira

Esse é um facão mais robusto, indicado para serviços realmente pesados. É um modelo “Full Tang”, ou seja, com lâmina integral e cabo acoplado, que deixa a peça muito mais resistente.

A lâmina em aço carbono cromo-vanádio conta com proteção anticorrosiva que aumenta a durabilidade da ferramenta. O cabo é formado por uma mistura de alumínio com madeira, o que dá um toque moderno à peça rústica.

Apesar de ser um facão para lidar com trabalhos mais intensos como abrir trilhas no mato, pode também ser utilizado em atividades domésticas como cortar pequenos arbustos.

Acompanha uma linda bainha de couro para guardá-lo com segurança. Vale a pena adquirir!

3. Facão 14″ com lâmina em aço carbono e cabo de alumínio e madeira

Com características similares ao modelo anterior, esse facão “Full Tang” possui cabo de alumínio e madeira acoplado à lâmina. A diferença aqui está no tamanho maior, ele mede 355,6 x 142 x 497,6 mm (tamanho da lâmina x cabo x total) e pesa 622 g.

É uma ferramenta resistente, indicada para serviços pesados, como em situações de sobrevivência em mata e selva. A lâmina em aço carbono é totalmente eficiente. Com cabo anatômico, ele permite que você tenha uma pegada forte e segura para executar as tarefas.

A lâmina é feita com controle rígido de qualidade que utiliza o processo hollow grind, também chamado de “desbaste côncavo”, um tipo de desgaste ideal para facas estilo caçador. Se você está procurando um facão grande e robusto, esse aqui é a melhor opção!

Confira: Afiação de facas: saiba como funciona e qual a técnica da CIMO

4. Facão com serrote colosso 10” preto com cabo de madeira P

O facão com serrote colosso não deixa a desejar quanto a sua eficiência! Pode ser usado também como faca, serra e chave estrela

Com cabo em madeira jatobá e lâmina com corte laser em aço carbono cromo vanádio, é leve e flexível para cortar mato e madeiras mais duras. Uma ferramenta indispensável para levar em qualquer acampamento

 

5. Facão 12″com lâmina em aço carbono e cabo de alumínio

O último facão da lista é uma peça especial! Com lâmina do perfil “Full Tang”, ela possui o tamanho de 304,8 x 142 x 446,8 mm (tamanho da lâmina x cabo x total) com peso de 550 g. Estamos falando de um facão de aço carbono altamente resistente e relativamente leve para todos os tipos de usos.

Assim como o anterior, ele possui cabo em alumínio anatômico que permite uma pegada firme para executar serviços mais pesados. A afiação da ferramenta é incrível, ideal para quem mora no campo, gosta de acampar ou precisa lidar com situações de bushcraft.

O modelo também vem acompanhado com uma bainha de couro, para manter sua integridade por muito mais tempo. Se escolher essa opção, com certeza você não irá se arrepender!

 

E aí, gostou de conhecer os melhores facões? Para você que ainda tem dúvidas de qual é a melhor ferramenta para seu trabalho ou aventura, confira um quiz especial que preparamos para te ajudar nessa missão e encontre o seu CIMO!

Sobre o autor

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti é engenheiro, diretor industrial e sócio responsável pelo desenvolvimento de produtos na Cutelaria CIMO

Especializado em design de produto, o autor trabalha há mais de 20 anos com cutelaria, desenvolvendo mais de 100 projetos de produtos e aplicações no ramo. Entre os seus conhecimentos, a ampla experiência em cutelaria é o destaque — desde detalhes técnicos que vão do tratamento térmico ao design das lâminas.

O autor também conhece as etapas de fabricação de canivetes e facas, desenvolve temas sobre como escolher e identificar o uso correto das lâminas de facas e canivetes, além de fomentar novas tecnologias e inovações da cutelaria.

Para amadurecer o setor de cutelaria nacional, está disposto a fornecer ótimas informações sobre as mais diversas áreas do tema que vão do uso às diferenças dos produtos.

Voltar para o blog