Saber como sobreviver na floresta é fundamental para qualquer aventureiro. Consequentemente, exige muita calma para não realizar nenhum movimento em falso que te prejudique. Afinal, é um momento delicado e incerto, onde não é possível identificar quais são os perigos que cercam você.

Sua sobrevivência dependerá de conhecimento e itens para ficar seguro em um ambiente desconhecido. Estar sozinho em um local assim pode ser desagradável, mas a calma permite que você pense melhor para ter controle sobre suas ações antes de tomar ações precipitadas que podem ser fatais.

Para ensinar você como sobreviver na floresta, separamos 9 dicas infalíveis e recomendadas por diferentes especialistas em sobrevivência!

O que é preciso para sobreviver em uma floresta?

Ficar perdido em uma floresta é um dos maiores medos de qualquer indivíduo que faça trilhas, passeios ou acampamentos.

A maioria das pessoas não faz ideia de como sobreviver em ambientes hostis como esse. Para ficar seguro, é necessário ter autocontrole e tentar manter a racionalização mais forte que a emoção a fim de pensar com clareza.

1. Não se desespere

O desespero faz com que você fique assustado e com medo do que lhe possa acontecer. Portanto, tenha controle sobre seus sentimentos. Analise a situação e verifique a área onde você se encontra, se é fechada ou aberta, se tem rio ou um lago.

Seja observador e mantenha a sua audição bem ativa para escutar sons e conseguir discernir o que pode ser. Com calma e tranquilidade, é possível manter uma boa memorização do ponto no qual você se encontra e saber como voltar para ele.

2. Trabalhe sua comunicação

O ideal, antes de viajar, é que você mantenha seus contatos ativos para as pessoas saberem onde você se encontra.

Quando você esquece de colocar seu número pessoal ou de onde está hospedado, o seu resgate leve mais tempo para acontecer.

Por isso, é importante:

  • Deixar seu número em pousadas ou acampamentos;

  • Avisar amigos e familiares;

  • Se necessário, deixar mais de dois telefones de contato;

  • Explicar a rota a ser seguida e não a mude no meio do caminho;

Para aprender a como sobreviver na floresta você precisa sempre avaliar a sua situação antes de pegar uma trilha, portanto, esteja atento por onde você segue. Nunca esqueça: a comunicação é vital!

3. Construa ou monte uma barraca

A depender da sua necessidade no dia, leve uma ou duas barracas reservas na sua mochila.

Quando se faz trilha e não se vê o tempo passando, é necessário ter materiais extras para garantir a sua segurança. Se uma das barracas estiver ruim na hora de montar, você possuirá um trabalho extra para se abrigar durante a noite. 

4. Encontre alimentos

Ao perceber que começou a anoitecer e você já montou a barraca, seja improvisada ou não, chegou o momento de procurar por comida, caso não haja nada na sua mochila.

Normalmente, frutas podem ser encontradas em áreas florestais. Porém, a depender do tempo que você permaneça no local, terá de deixar de ser exigente e começar a procurar por alimentos menos específicos.

O corpo humano não precisa ingerir carne, porém, como é uma questão de sobrevivência, talvez seja necessário caçar animais pequenos.

Se necessário, coma:

  • Cogumelos, como o cantarelo (alaranjado), shiitake (com tons marrons e pintas) e porcini (marrom e corpulento);

  • Insetos: formigas, gafanhotos, grilos, bicho do tucumã, cigarras, tanajuras e saúvas e bicho-do-coco;

  • PANCS: azedinha, taioba, bertalha, ora-pro-nóbis, hibisco e dente de leão.

Temos um guia exclusivo sobre comida de sobrevivência, não deixe de conferir o material.

5. Procure água

Se possuir um recipiente por perto, deixe-o reservado para coletar a água da chuva e, se houver um rio por perto, colha a água e esquente antes de tomar. O líquido pode conter microrganismos nocivos à saúde, portanto, lembre de acender uma fogueira.

Veja também os métodos conhecidos para filtrar água!

6. Acenda uma fogueira

Procure sempre uma clareira, local este em que é mais fácil evitar qualquer acidente ocasionado por incêndios.

Não esqueça de limpar a área para garantir que o processo dê certo, portanto, acrescente pequenos pedaços de gravetos e folhas secas

Use fósforos, isqueiros ou realize um processo mais primitivo que é criar fogo com base no atrito — o último leva mais tempo, você se desgasta e pode falhar.

Aproveite para conhecer os três principais tipos de fogueira!

7. Tenha kit de primeiros socorros

Quando você tem a ideia de que ficará por alguns dias em camping ou trilhas, o mais recomendado e indicado é ter um kit de primeiros socorros.

Estes itens devem fazer parte da sua mochila:

  • Esparadrapos;

  • Tesoura;

  • Soro fisiológico;

  • Analgésicos;

  • Antissépticos;

  • Remédios.

Descobrir e aprender como sobreviver na floresta exige muita calma e preparação antes de viajar. Dessa forma, se você usa medicamentos específicos, nunca os deixe de levar na sua mochila para ingerir nos períodos corretos, pois a falta pode ser fatal.

8. Ferramentas de sobrevivência

Facas, canivetes ou estiletes são ferramentas fundamentais para quem está perdido em uma floresta e precisa sobreviver.

Os utensílios te ajudarão a cortar o que for necessário, até mesmo facilitar o processo de corte de um animal para o consumir quando a fome surgir e, quando ficar cega, use uma pedra para amolá-la.

 

9. Busque por direções

Para não permanecer parado por tempo demais, sempre de manhã faça marcações do ponto onde está e caminhe em busca de encontrar uma saída. Esteja sempre atento para conseguir se localizar tanto na ida quanto na volta.

Quais são as 5 regras de sobrevivência na selva?

Existem regras que você precisa seguir para se manter seguro. É importante conhecê-las para desfrutar ao máximo de suas aventuras, são elas: 

  1. Comunicação com familiares e amigos sobre onde você estará;

  2. Ter água reserva e mantimentos;

  3. Manter a calma;

  4. Faça um bom abrigo com o que possuir;

  5. Tenha ferramentas úteis que te ajudarão.

Além disso, estude sobre os primeiros socorros e porte o kit em sua mochila, conforme orientado nos tópicos anteriores. 

Aprender como sobreviver na floresta não é um processo complicado ou difícil, embora seja muito assustador se ver perdido em um local desconhecido.

Mas é imprescindível manter a calma, ter consigo as ferramentas necessárias e usar de inteligência para passar por essa situação e poder então voltar em segurança para casa.

Complete a sua leitura compreendendo tudo sobre o sobrevivencialismo

Junior Dorigatti