O desenvolvimento do uso do metal foi um dos avanços tecnológicos que mais impactou no desenvolvimento da humanidade como conhecemos hoje.

Essa importância se deve ao seu uso na estruturação de construções públicas e privadas, estabelecimento de diversos meios de transporte, aplicação em equipamentos de uso diário e em muitos outros contextos no decorrer dos séculos.

Atualmente, temos no aço carbono a versão que melhor alia resistência e versatilidade, considerando suas diferentes versões — capazes de atender a diversas demandas — e as muitas formas em que ele consegue ser aplicado nos mais diversos tipos de indústria.

Pensando nisso, a Cutelaria Cimo preparou um post especial para te ajudar a entender o que é o aço carbono, suas possíveis aplicações e principais vantagens de uso.

Saiba, assim, o motivo dele ser a base das melhores lâminas disponíveis no mercado, tornando-se um dos melhores tipos de aço para cutelaria.

Boa leitura!

O que é aço carbono?

Entender o que é o aço carbono é bem simples: ele é uma liga metálica resultante da mistura entre o ferro e o carbono.

Esse processo é feito para elevar o potencial de uso do ferro ao conferir mais dureza e resistência à tração, aumentando consideravelmente a qualidade e os contextos em que esse componente pode ser aplicado.

 

barras de aço carbono

 

A nomenclatura dada ao material assim que é reduzida do minério é "ferro guisa", considerando seu estado puro logo após ter passado por altas temperaturas e pronto para ser utilizado pela indústria, como ocorreu por muito tempo.

A evolução desse processo culminou no uso do carbono junto a outros elementos ligantes para que chegássemos aos níveis de desempenho e usabilidade atuais.

Quais são os tipos de aço carbono?

Além de entender o que é aço carbono, é preciso saber que é possível encontrar uma considerável variedade de aços carbono, afinal, há diferentes modos de preparação pelo qual o minério pode passar após sair das indústrias.

O mercado atual conta, majoritariamente, com três diferentes tipos de aços sendo utilizados — variando justamente quanto ao percentual de carbono empregado em cada um. São eles:

  • Baixo carbono: o aço de baixo carbono (apresentando até 0,3% do elemento) é a versão mais barata e um pouco menos resistente dentre as outras opções. Em contrapartida, é muito útil no contexto das usinas e facilmente soldado — o que lhe garante muito espaço na construção civil;

  • Médio carbono: com percentual de carbono entre 0,3% e 0,6%, essa é uma vertente do aço carbono que, além de um pouco mais resistente, já apresenta maior potencial para resistir melhor aos tratamentos térmicos. Por isso, é muito usado na composição de engrenagens, componentes de motores e outros contextos de altas exigências e temperaturas;

  • Alto carbono: classificação empregada aos aços que apresentam 0,6% de carbono ou mais em sua composição por apresentar maior nível de resistência e dureza — sendo o menos dúctil (maleável) entre os três. Por conta dessas características, ele é utilizado em lâminas no geral, recebendo tratamentos de temperagem específicos voltados para a manutenção do afiamento.

Quais as vantagens de usar uma lâmina de aço carbono?

Como você pôde notar, dentre os tipos de aço, o alto carbono se torna uma das melhores alternativas para facas, canivetes e demais lâminas.

Suas especificidades fazem com que uma faca de aço carbono esteja entre as melhores escolhas para se ter na sua cozinha, área de churrasqueira, kit EDC, de sobrevivência, camping e bushcraft.

Destacam-se a alta durabilidade e o potencial de corte desses itens. A dureza do aço carbono permite que a lâmina execute cortes mesmo de materiais mais duros, enquanto impacta também na longa vida útil do acessório e na facilidade de manutenção do seu fio de corte.

Afinal, apesar da resistência acima da média, as facas e as demais ferramentas cortantes feitas desse aço — quando bem temperadas — são fáceis de se manter afiadas, continuando útil por muitos anos caso seja devidamente cuidada.

Aproveite para ver aqui dicas e sugestões práticas de como afiar sua faca!

Outro ponto que chama atenção é a relação custo-benefício em comparação às opções similares. Quando contraposta com as lâminas de alumínio, o aço carbono é consideravelmente mais resistente.

Em contrapartida, itens em aço inox são mais caros — que, a depender do tipo de uso, podem ser facilmente substituídos por opções com carbono.

Como cuidar da lâmina de aço carbono?

Para conservar ao máximo a qualidade de uma boa lâmina em aço carbono, é muito importante tomar cuidados para garantir que a resistência e eficiência do metal em questão vai ter longevidade, tornando-se um investimento certeiro.

Algumas dicas da CIMO para que você faça tudo isso acontecer são:

  • Caso seja necessária uma limpeza mais pesada, é possível usar o lado escuro e mais áspero das buchas para remover a sujeira por completo;

  • Durante o uso, não deixe o suor da sua mão ficar em constante contato com o aço;

  • Evite alimentos ácidos, o aço carbono é sensível aos ácidos que vem do tomate, limão e vinagre.

  • Evitar danos a sua lâmina. Ao utilizar a faca use uma tábua de corte de madeira ou plástico macio para preservar o fio da faca. Outra dica é evitar bater em superfícies mais duras que a lâmina, como mármore, vidro, pedras, metais que podem danificar o fio.

  • Não torcer ou forçar a lâmina, pois isso pode causar danos. Use técnicas adequadas de corte e evite cortar ossos ou alimentos duros.

  • Mantenha o afiamento regular, uma lâmina cega pode ser perigosa e exigirá mais esforço para cortar alimentos. Use uma pedra de amolar ou um afiador para manter o fio afiado.

  • Para evitar a oxidação, você pode aplicar uma fina camada de óleo mineral ou óleo de cozinha na lâmina após cada uso. Isso ajuda a criar uma barreira protetora contra a umidade e o ar. 

  • Verifique regularmente se há manchas ou sinais de oxidação na lâmina. Se necessário, remova as manchas com um pouco de vinagre ou uma pasta de bicarbonato de sódio e água.

  • Guarde sua faca de aço carbono em um local seco e arejado. Evite armazenar facas em contato direto com outras ferramentas de metal, pois isso pode causar danos à lâmina.

Lembrando que o aço carbono com o tempo desenvolve uma camada de óxido e pode ter uma aparência envelhecida. Isso é normal e pode até ser considerado um sinal de caráter na faca.

Com os devidos cuidados, uma faca de aço carbono pode se tornar uma ferramenta confiável e duradoura na sua cozinha, proporcionando cortes precisos e eficientes por muitos anos.

No caso dos produtos da CIMO, se o produto apresentar sinais de mau uso (por exemplo, abrir uma lata de tinta com a faca ou usá-la como martelo), não haverá possibilidade de troca.

Lembre-se de que as facas, canivetes, facões, machados, cutelos entre outros da Cutelaria CIMO são feitos para cortar materiais de dureza menor, como carne, madeira, frutas, papel, etc.

É Importante ressaltar que toda troca ou reparo será analisado se o uso do produto foi de forma correta. Dessa forma, é necessário respeitar o limite do produto, mantendo o uso adequado, sem forçar ou impor condições a ferramenta para qual não foi designada.

Conheça a linha AX da Cutelaria Cimo

A Linha AX de lâminas da Cutelaria Cimo está entre as principais opções de facas em aço carbono de todo o mercado, sendo ideal para acompanhar os aventureiros em meio ao camping e bushcraft, ou até mesmo rotinas de trabalho pesadas no campo.

São lâminas em aço carbono SAE 1075, pintadas de preto, dos tipos Clip Point e Drop Point — para , assim, oferecer diferentes tipos de corte para as suas necessidades. A linha apresenta lâminas em perfil full tang (sem soldas e emendas) podem chegar próximas dos 13 cm, com 4mm de espessura.

E para complementar tamanha resistência e qualidade, o acabamento dos cabos destes produtos são feitos em metal e madeira jatobá, com todas as opções acompanhadas por bainhas de couro legítimo para conservar o produto!

Agora você sabe tudo sobre o que é aço carbono! Nada melhor para quem leva um estilo de vida afiado do que saber tudo sobre esse metal revolucionário que, não à toa, está entre as melhores opções para estruturar instrumentos de cortes que sejam duráveis e altamente eficientes em suas funções.

Siga conferindo o Mundo Cimo para aprender cada vez mais sobre o universo da cutelaria. Em nossas páginas, você também conhece melhor os possíveis usos do aço 5160 na cutelaria, o aço ideal para o trabalho de cuteleiros iniciantes.

Quem sabe esse não pode ser seu ponto de partida na cutelaria? Conte com nosso blog para te ajudar nessas e em outras empreitadas.

Até o próximo post!

Junior Dorigatti

Sobre o autor

Junior Dorigatti

Eu sou Junior Dorigatti Lorem ipsum, dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Voluptatibus nihil ad maiores hic doloremque error, illum atque pariatur enim fugit nulla alias esse ducimus unde aperiam. Enim optio itaque quos. Lorem ipsum, dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Voluptatibus nihil ad maiores hic doloremque error, illum atque pariatur enim fugit nulla alias esse ducimus unde aperiam. Enim optio itaque quos.

Produtos relacionados