A fraldinha é uma das melhores carnes para se fazer um bom churrasco. Por ser uma peça acessível e versátil, faz sucesso mesmo quando assada no forno do fogão e até cozida na panela de pressão, mas nada melhor do que explorar todo o potencial desse corte na brasa!

Conte com o blog da Cutelaria CIMO para aprender como fazer fraldinha na churrasqueira, conhecendo melhor desde sua localização no boi e características de fibra e gordura, até as melhores dicas de preparo — como a icônica maminha na mostarda — para você se tornar um verdadeiro especialista.

Boa leitura!

O que é a fraldinha?

A fraldinha — também chamada de bife do vazio em algumas regiões — está localizada entre o traseiro e as costelas do boi. Localizando-a pensando nos cortes de carne bovina, ela se encontra entre o coxão mole e, claro, a popular costela.

Devido ao seu posicionamento específico, a peça inteira apresenta um formato similar ao de um triângulo alongado após ser limpa.

Outra característica marcante tanto do aspecto visual quanto da sua composição de sabores é a clássica capa de gordura que cobre parte da peça. Tanto que, dentre as partes mais tradicionais do boi, a fraldinha está entre as mais gordas, com cerca de 26% de gordura considerando todo o corte.

É justamente pela variedade de texturas e sabores encontradas na mesma peça, considerando o trecho alongado mais magro, as fibras curtas da carne e a região coberta pela gordura, que tornam a fraldinha tão versátil e popular, garantindo espaço em assadeiras, panelas de pressão, grelhas e espetos por todo o Brasil.

Como preparar a Fraldinha na churrasqueira?

Para preparar a fraldinha na churrasqueira, você pode explorar diversas possibilidades até encontrar a técnica de preparo que mais vai te agradar. Cada um dos métodos tem suas vantagens, com um delicioso resultado te esperando seja qual for sua escolha.

Ah! E já fica a primeira dica que se aplica não somente a esse corte, como também a muitas outras opções: tempere sua carne antes de levá-la ao fogo e deixe-a um tempo para a peça descansar e absorver mais sabor.

No caso da fraldinha, sobretudo considerando sua parte mais fina, 5 minutos de exposição ao sal (grosso tradicional ou de parrilha) e temperos de sua preferência, como o chimichurri, são suficientes. A partir daí, é só jogar na brasa!

1. Fraldinha inteira na grelha

Esse é um dos métodos não somente mais tradicionais, como também mais práticos, considerando a ausência de cortes extras — fora a limpeza — para porcionar a carne. Entretanto, para garantir que a peça asse por inteiro, pode exigir um pouco de paciência.

Sele os dois lados da maminha por 5 minutos, com uma atenção especial à capa de gordura para que essa parte não fique desagradável no paladar e na textura. Após dourar a carne para ajudar a mantê-la suculenta, uma referência boa é deixar a peça 20 minutos de cada lado em fogo e altura médios, mas fique à vontade para explorar o ponto que mais te agradar.

Essa alternativa te permite servir porções mais magras e mais gordas, a depender da localização dos cortes feitos. Por mais que a gente saiba que o ponto ideal é o ponto do churrasqueiro, aqui você consegue agradar diversos públicos, tanto referente à gordura do pedaço quanto ao ponto desejado.

Você pode facilitar sua vida optando por colocar a fraldinha na churrasqueira em bifes cortados na horizontal. Isso exige um pouco mais de atenção para manter a suculência, mas se torna uma saída mais rápida e prática para controlar o ponto e servir rapidamente.

2. Fraldinha no espeto

Outra grande possibilidade de preparo da fraldinha na churrasqueira é utilizando os espetos, o que te abre outras duas possibilidades: espetar a peça completa ou cortá-la para assar em partes.

Na primeira opção, a ideia é comprimir o que der da peça de carne sem estragar as fibras ou a capa de gordura. Isso porque, além da selagem que segue sendo indicada, a forma mais compacta é mais um auxílio para manter os sucos da carne concentrados.

Outra vantagem é a possibilidade de servir a carne em lascas — casqueirado, como se fala principalmente no caso do cupim. Essa estratégia te oferece primeiramente um controle ainda mais preciso do ponto servido, que pode ser constantemente ajustado ao voltar o espeto para a brasa visando garantir aquela "casquinha" deliciosa em todos os pedaços.

Há ainda a vantagem de servir sempre porções que tenham a saborosa camada de gordura na medida, proporcionalmente ao que vemos na parte mais magra.

Também é possível cortar a fraldinha para ir no espeto, com a diferença que os cortes feitos na peça são verticais e enrolados antes de serem esperados. Isso garante que as porções terão partes similares de gordura e carne, sendo ainda mais uma alternativa para acelerar o processo de preparo.

3. Fraldinha na mostarda

Claro que uma das receitas de churrasco mais simples e saborosas envolvendo fraldinha estaria na nossa lista. Apesar de ser também muito conhecida nos fornos de cozinha, o fato é que a versão na brasa tem seu charme especial!

Em um recipiente, prepare o tempero com base de mostarda adicionando ingredientes da sua preferência e misture por toda a superfície da carne. Você é livre para experimentar com alho, molho inglês, ervas e muito mais: só cuidado para não exagerar!

Aqui, vale reforçar que o ideal é ter um processo de descanso mais longo, marinando a carne, se possível, por 12 horas — sendo uma estratégia válida fazer esse preparo na noite anterior ao churrasco. Após esse período, adicione o sal e embale a peça em papel alumínio para levar à grelha em fogo brando.

Deixe a carne por uma hora embrulhada e, depois, mais um período até dourar. O resultado é uma carne incrivelmente macia, suculenta e que tem, na mostarda, a acidez ideal para equilibrar a gordura característica da maminha.

 

Agora você tem todas as informações necessárias para se tornar um verdadeiro especialista no preparo da maminha na churrasqueira. Aproveite ao máximo tudo de bo

m que essa peça muito especial tem a oferecer para seus churrascos.

Confira o top 5 das melhores facas para churrasco elaborado pela Cutelaria CIMO. Você encontrará o ápice em desempenho, precisão e conforto de uso para garantir os melhores cortes tanto na maminha como com qualquer outra peça!

CUTELARIA CIMO