Fazer churrasco sempre é um evento especial, por isso, o churrasqueiro precisa garantir que tudo esteja preparado para agradar todos os convidados, desde o ponto da carne até os acompanhamentos para churrasco servidos à mesa.
Sabe-se que criar aquela experiência gastronômica de respeito exige a variação de sabores, que valorizam ainda mais a riqueza da carne.
Mas, não se preocupe: com a Cutelaria Cimo você encontra 5 receitas simples e saborosas de acompanhamento de churrasco prático para todos os gostos! Confira abaixo.
#1 – Salpicão para churrasco
Ingredientes
- 1 colher de sopa de cebola ralada.
- 1 xícara de queijo muçarela ralado.
- 1 xícara de presunto defumado em tiras.
- 1 xícara de azeitonas verdes picadas.
- 1 xícara de batata palha.
- 1 xícara de cenoura ralada.
- 80 gramas de salsão.
- 1/2 xícara de maçã cortada em cubinhos.
- Salsinha, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Ingredientes para o molho
- 1 pote de requeijão.
- 1 pote de maionese.
- 1 caixinha de creme de leite.
Modo de preparo
Coloque em um recipiente a mesma quantidade de requeijão, maionese e creme de leite, mexendo para homogeneizar a mistura.
Adicione os ingredientes do salpicão e leve ao refrigerador antes de servir como um delicioso acompanhamento de churrasco!
Aproveite e confira agora como acender a churrasqueira com 5 dicas práticas e torne-se um expert no assunto!
#2 – Arroz à grega
Ingredientes
- 2 xícaras de arroz.
- 4 xícaras de água.
- 100g de queijo parmesão ralado.
- 4 colheres de sopa de ervilha.
- 1 colher de sopa de manteiga.
- óleo.
- cebola, cenoura, pimentão, salsinha, cebolinha e sal a gosto.
Modo de preparo
Coloque em uma mesma panela a água, um fio de óleo, sal e aguarde ferver, incluindo o arroz já lavado. Com o fogo baixo, aguarde a água secar, então tire o arroz do fogão e reserve.
Em uma outra panela, adicione a manteiga e frite as ervilhas, despejando na sequência em uma tigela com os ingredientes restantes, e por último, o arroz recém cozido.
Prontinho, eis um acompanhamento para churrasco perfeito.
Não deixe de conferir também os diferentes tipos de cortes para vegetais que a Cimo preparou para você!
#3 – Farofa clássica
Ingredientes
- 2 xícaras de farinha de mandioca torrada.
- 1/4 de xícara de óleo.
- 2 colheres de sopa de cebola picada.
- 1 colher de sopa de manteiga.
- 2 dentes de alho triturados.
- 1 colher de chá de colorau.
- Sal a gosto.
Modo de preparo
Em um recipiente fundo, misture cuidadosamente os ingredientes, iniciando pelos secos e vá incluindo os demais até a formação do mais clássico acompanhamento para churrasco brasileiro: a farofa!
#4 – Molho vermelho
Ingredientes
- 3 tomates maduros.
- 1 dente de alho.
- 1 cebola.
- ½ xícara de óleo.
- ½ xícara de ketchup.
- ½ xícara de vinagre.
- 1 colher de chá de colorau.
- orégano a gosto.
Modo de preparo
Bata os ingredientes em um processador ou liquidificador e sirva o molho de acompanhamento para churrasco em um recipiente para molhos. Assim, você irá agradar o paladar e também a vista de todos!
#5 – Molho de alho
Ingredientes
- 1 xícara de leite gelado.
- 2 dentes de alho.
- óleo.
- sal e orégano a gosto.
Modo de preparo
Em um liquidificador ou processador, adicione o leite gelado e bata cuidadosamente até criar um resultado homogêneo.
Existe ainda a possibilidade de preparo do molho rosé, bastando substituir alho por molho catchup a gosto.
O que não pode faltar em um bom churrasco?
Se você deseja preparar um bom churrasco, vale a pena investir no preparo de acompanhamentos. A carne é um alimento com bastante complexidade de sabor, indo do salgado até o ácido, de acordo com os ingredientes escolhidos.
E a melhor forma de explorar todas essas possibilidades de sabor é agregando diferentes texturas e sabores como acompanhamentos para esta refeição. Eles fazem toda a diferença porque dão contraste e abrem o apetite.
O ideal é variar – escolha um legume com sabor mais complexo, um carboidrato, uma comida agridoce, outro ainda mais seco, e ainda um mais úmido. As possibilidades são variadas, veja só:
1- Pão de alho
Falar sobre acompanhamento para carne assada e não começar pelo mais famoso em churrascos seria um grande erro.
Inclusive, frequentemente o pão de alho acabe antes mesmo da carne durante churrascos – e não poderia ser diferente: é um acompanhamento de massa leve e crocante, com recheio ácido ideal para harmonizar com filés.
O pão de alho tem muitas versões: com queijo, com pimenta calabresa, creme de cebola, requeijão e muito mais. É fácil de achar em várias versões e tão prático que pode ser preparado em casa, no dia a dia.
A criatividade do chef pode ser ilimitada na hora de condimentar o recheio!
2 – Queijo coalho
Outro favorito dos churrascos é o espetinho de queijo coalho. Ele é suave para todos os paladares, tem uma textura deliciosa e fica bom em todos os pontos. Além de combinar muito bem com todo tipo de condimento: do melado e mel até condimentos picantes ou ácidos.
É uma iguaria muito fácil de encontrar e mais ainda de se preparar, outra ótima opção para os convidados vegetarianos.
3 – Maionese de batatas
Ideal para contrastar os sabores da carne, a maionese de batata é uma iguaria tradicional de todas as casas de avós do Brasil que é um verdadeiro clássico.
Requer só um pouco de boa vontade para amassar a batata junto com a maior variedade de legumes que você conseguir reunir. Esse acompanhamento é o melhor amigo do churrasco gaúcho!
4 – Farofa temperada
Outra grande companheira do arroz à grega do almoço de domingo. Para além das farofas prontas, o divertido é ir criando sua própria combinação, com embutidos picados, cebolinha, pimenta e o que tiver à mão.
Ela é um ótimo acompanhamento, especialmente para levar ao prato junto com carnes muito suculentas, combinando muito bem na hora de preparar a picanha, por exemplo.
Uma dica é adquirir conjuntos de faca para churrasco que tornem toda a experiência única e agradável!
5 – Conservas
As conservas são ótimos petiscos, especialmente junto com a cervejinha. O sabor prolongado é um convite à harmonização com carnes, especialmente aquelas mais bem passadas, com mais defumação.
6 – Mandioca assada, frita ou grelhada
A mandioca é um dos trunfos da culinária brasileira, consumida das mais diversas formas. Se você ainda não teve a grande ideia de assar alguns pedaços de mandioca sobre a grelha, não perca mais tempo!
O sabor levemente adocicado dela acompanha muito bem as carnes mais mal passadas e fibrosas.
7 – Geleia de abacaxi e mel
Agora chegamos na parte mais radical de mistura de sabores que parecem tão diferentes. A textura da geleia sobre a carne, junto com os intervalos picantes da pimenta vão viciar o seu paladar.
Filés mais altos, como os anchos, exigem um bom acompanhamento para dar complexidade favorável no sabor.
8 – Vinagrete
O vinagrete é outra tradição imortal, especialmente no churrasco paulista, que cai muito bem com uma farofa bem condimentada.
Escolha legumes bem crocantes e pique em pedaços fáceis de mastigar, usando água gelada você preserva a qualidade crocante. Acessórios para churrasco são essenciais neste momento!
9 – Espeto de legumes
Aproveitando os legumes que comprou para o vinagrete, você também vai agradar os veganos do churrasco com uma seleção especial de legumes, como o pimentão, o repolho, o tomate, a cebola e outros menos convencionais, como o pepino e o milho.
Para dar liga, experimente adicionar queijo ou cobrir os legumes com farinha temperada.
Se a criatividade mandar, por que não preparar um espetinho de frutas também? Ou mesmo misturando sabores como o da manga e o do abacaxi entre os legumes.
10 – Arroz à grega
Para fechar com chave de ouro trouxemos o acompanhamento para churrasco que agrada aqueles adeptos ao arroz em toda e qualquer refeição, inclusive naquelas para reunir a família e amigos.
O arroz à grega possui fácil preparo, sendo necessário apenas os seguintes ingredientes na receita:
- cenoura,
- ervilha,
- vagem,
- um pimentão verde, amarelo e vermelho.
Pique os legumes e prepare um belo arroz à grega para servir seus convidados e confira os detalhes da receita logo acima.
Em dúvidas sobre como escolher as melhores facas para churrasco? Nós aqui da Cutelaria Cimo lhe ajudamos na escolha. E aí, salvamos o seu churrasco? Conte-nos seus acompanhamentos favoritos e quais os seus segredos de preparo!