Localizada na porção central da asinha de frango, a tulipa de frango contém uma quantidade maior de carne, sendo — quando bem preparada — muito suculenta e macia.

A tulipa é uma das principais escolhas do churrasco brasileiro, se destacando tanto como aperitivo antes dos principais cortes quanto como elementos de grande destaque das confraternizações!

Isso porque é possível fazer uma tulipa de frango inesquecível, capaz de reter os sabores dos temperos na medida certa. Ela fica uma delícia, surpreendendo seus convidados!

Para dominar o preparo da tulipa assada, confira esse post da Cutelaria CIMO com as melhores dicas para preparar uma tulipa de frango inesquecível.

Conheça os segredos de cada passo e adicione mais essa possibilidade ao seu arsenal de preparos das melhores carnes para churrasco!

As principais dicas para fazer uma boa tulipa de frango

É muito importante se preparar na hora de assar uma tulipa de frango, já que se trata de um corte leve e delicado, exigindo muito cuidado e atenção no seu preparo. Mas não se assuste: com alguns cuidados simples, esses elementos tornam-se vantagens para quem quer agregar uma opção de preparo rápido e prático à grelha.

E para tornar isso realidade, confira agora as 6 melhores dicas para se preparar uma asinha de frango inesquecível:

1. Seque a tulipa e faça furos pequenos

A primeira dica da Cutelaria CIMO é secar a tulipa o pedaço de tulipa de frango o quanto for possível — sendo feito, preferencialmente, com um papel toalha. O passo é indicado para garantir que sua carne fique bem crocante ao assá-la com o mínimo de água possível em sua superfície.

Em seguida, fure delicadamente toda a superfície da asinha de frango. O ideal é fazer com garfos ou demais talheres mais finos, já que a tulipa de frango é uma peça pequena e de carne delicada. O objetivo dessa dica é fazer com que os temperos penetrem no pedaço.

Certifique-se de realizar o procedimento em uma superfície seca e plana para conseguir fazer todos os furinhos corretamente (evitando movimentos errados que possam cortar a carne profundamente) e mantê-la seca.

2. Tempere corretamente

Na sequência, coloque o frango em um recipiente de sua escolha para adicionar os temperos. Sugerimos como opções tradicionais, que podem ser colocadas conforme o seu gosto e as preferências da sua companhia como, por exemplo:

  • Orégano;

  • Açafrão;

  • Suco de limão;

  • Azeite de oliva;

  • Sal a gosto;

  • Alternativas mais elaboradas, como pápricas, fumaça em pó e colorau — ideal para dar uma cor mais intensa à carne.

Outro ponto importante é não exagerar nos temperos, sobretudo no sal, ao se considerar a delicadeza da carne de uma tulipa assada.

3. Massageie para o tempero penetrar a carne

Para que o sabor dos ingredientes se fixe em todas as asinhas de frango, use as mãos para misturar todos os temperos e fazer com que eles penetrem a carne pelos furos.

Não tenha pressa, é uma das etapas mais importantes para deixar a carne saborosa e, caso os movimentos sejam bruscos, podem despedaçar as peças a partir das incisões feitas.

Ainda, se quiser acrescentar outros temperos, aproveite esta mistura para colocar salsinha ou cebolinha a gosto. Tenha atenção para fazer cortes pequenos nas ervas, pois tamanhos grandes deixam o preparo pouco atraente, com sabor forte e não é o mais indicado.

4. Deixe a asinha de frango descansar

Ao se certificar de que a tulipa de frango está devidamente temperada, embrulhe o topo da tigela com papel filme e deixe-a descansar por até 15 minutos. Enquanto você aguarda, escolha uma forma de tamanho médio a grande, a depender da quantidade de frango.

Vale comentar que não é necessário untar a forma justamente pelo fato da tulipa de frango estar com azeite de oliva junto dos demais temperos. Caso seja adicionado óleo, a carne fica mais engordurada ao invés de crocante e sequinha.

5. Coloque para assar

Na sequência, coloque cada frango na forma de maneira organizada. Evite deixá-los amontoados, pois, ao fazer isso, a carne pode não assar como esperado e ficar crua ou pouco crocante.

Tenha em mente que o adequado é obter uma aparência dourada e uniforme — sendo possível obter o resultado tanto dispostas na grelha, quanto enfileiradas no espeto.

Preferencialmente em brasa baixa, para garantir que a carne não estará somente tostada por fora e crua por dentro, vire as asinhas de frango gradativamente, conferindo sempre o ponto e coloração externa das peças para decidir a hora certa de dourar os outros lados.

Veja aqui 5 maneiras de acender churrasqueiras como um expert e tenha sempre o controle da brasa ideal para os preparos.

6. Sirva a tulipa de frango acompanhada de molhos

Com a asinha de frango devidamente preparada, sirva com o molho que você mais gostar, podendo ter uma pegada mais ácida ou levemente adocicada, por exemplo. A carne branca combina com diferentes opções e é mais fácil harmonizar com molhos apimentados, agridoces ou com um teor mais refrescante.

É uma excelente opção fazer tulipa de frango e servir com um molho mais cremoso com laranja. Se você gosta de preparações sofisticadas, é a opção perfeita para fazer parte de toda a sua receita.

Confira ainda mais alternativas de acompanhamentos ideais tanto para asinhas de frango, quanto para as demais comidas de churrasco!

Pode lavar a tulipa de frango?

Não é necessário lavar a tulipa de frango. Ao fazer isso, as bactérias conseguem se proliferar e aumentar a possibilidade de contaminar o alimento.

A Food Safety Brazil, instituição especialista na manipulação e conservação segura de alimentos, informa que a lavagem pode colaborar para que os microrganismos se espalhem não apenas pela pia, mas por diferentes utensílios da cozinha.

O mesmo vale para diferentes carnes, sejam as vermelhas ou brancas que, quando assadas, matam os germes mais perigosos, prevenindo a intoxicação. Por este fator, não existe a necessidade de fazer a lavagem do alimento.

Quando servir a tulipa de frango?

A tulipa pode ser servida em qualquer ocasião, desde happy hours com amigos a almoços. No entanto, seu maior potencial é explorado ao ser servida como petiscos em um churrasco, complementando a variedade de sabores de uma grelha como um delicioso petisco complemento à ocasião.tulipa de frango fritaAgora que você se tornou especialista no preparo as tulipas de frango, fique à vontade para prepará-las nos churrascos com amigos e familiares.

As tulipas são perfeitas para qualquer ocasião e combinam com diferentes molhos, sendo uma das alternativas mais democráticas do churrasco brasileiro!

Com a asinha de frango dominada, que tal conferir nosso post sobre 5 modos de se preparar uma picanha e se tornar um perito, também, do corte mais famoso do país?

Até o próximo post!

Junior Dorigatti