A adaga é um tipo muito particular de faca. Ela pode se referir a um grupo de pequenas espadas com dois fios iguais, ponta afiada e lâminas altamente temperadas. Em sua longa história, ela desempenhou uma série de funções nas mais diferentes culturas, sempre deixando uma marca importante, e hoje são artigos de muito valor agregado e significado.

Se você gosta do estilo de vida cuteleiro e quer aprender mais sobre esse modelo tradicional e muito conhecido, acompanhe o conteúdo que o blog da Cutelaria CIMO preparou e saiba tudo sobre as adagas, confira:

A história da faca adaga

Adaga hitórica

O uso de facas é tão antigo quanto a história da humanidade. As lâminas sempre foram utilizadas como utensílios cheio de funções, da caça até a alimentação. Em termos técnicos, a adaga pode ser classificada tanto como uma faca (com um gume desbastado) quanto como um punhal, com função perfurante.

A importância histórica das adagas é tão grande que tem chamado atenção de amantes da cutelaria, historiadores e especialistas, como a Cutelaria CIMO. Uma curiosidade: desde épocas milenares, como o Antigo Egito, foram encontradas adagas em túmulos de faraós e outras pessoas importantes.

No Império Romano, um episódio simbólico com o uso de adagas foi o assassinato de Júlio César, o imperador foi traído e apunhalado diversas vezes, a partir daí, a adaga ganhou uma conotação ruim, de traíção e assassinato – o que não condiz com a beleza e funcionalidade do instrumento.

Existem vários tipos de adagas, com diversos significados na história dos povos. Quer saber mais? Confira a lista que preparamos:

A adaga medieval – diferentes significados

Adagas pela história

A adaga medieval foi produzida em diferentes regiões: ao norte, os escoceses tinham muita afinidade com ela, que era a grande companheira para caça, para o combate em curta distância, alimentação e sobrevivência na mata, em geral.

Já pela França e na região Ibérica e Italiana, as adagas medievais não eram tão bem vistas, sendo tratadas como itens de combate sujo e covardia. Com o passar do tempo, outros tipos de facas adagas foram produzidas, sem gumes afiados, como os punhais e stilettos, que depois acabaram se tornando importantes itens esportivos para os combates de espada e esgrima.

Durante essa época, empunhar uma adaga como uma espécie de item de ostentação era tão comum e a cultura da cutelaria era tão popular que as adagas eram usadas à mesa até para limpar os dentes. O Renascimento rendeu alguns dos modelos de facas mais conhecidos – até os dias de hoje!

Em culturas xamânicas e dos povos nativos da América, as adagas tinham uma função ritual muito forte, especialmente relacionadas ao sacrifício humano, e por isso eram customizadas com plumas, pedrarias e metais preciosos.

A adaga cigana

Para o povo cigano, a adaga tem um significado tão especial que é um dos signos de seu zodíaco. Todo jovem cigano, ao entrar na adolescência, ganhava sua própria adaga, a qual tinha como grande companheira, auxiliando na sobrevivência, para fazer suas artes e também para lutar, quando necessário.

A adaga cigana é um item muito popular e amado especialmente pelos colecionadores de artigos afiados; seu estilo é único dentre os itens de cutelaria.

A adaga na modernidade

Adaga moderna

As forças militares sempre usaram muito a adaga como símbolo, especialmente as forças aéreas. Porém, são os membros das forças de infantaria em geral que sempre tiveram uma relação íntima com suas adagas, com as quais muitas vezes se engajavam no combate de curta distância.

As facas adaga têm uma variedade enorme e são o deleite de diversos colecionadores, sendo, ainda hoje, modelos muito versáteis para atividades esportivas de camping e pesca, também, além do sobrevivencialismo.

Significados da adaga – conheça os principais!

Adagas durante a história da humanidade

Durante a história, a adaga teve diferentes significados, como você já sabe. Em momentos, era uma peça da realeza; em outros, um artefato religioso cheio de poderes, ou, então, uma peça de sobrevivência e uso no dia a dia. Isso sem falar na associação com os esportes e até mesmo arma de guerra!

Por estar associada ao sacrifício em algumas culturas, ela está diretamente relacionada com a morte, mas também com o sacrifício por um ideal. A adaga cigana simboliza muito a independência e a perspicácia, a auto-realização e também as jogadas de sorte, por isso muitas vezes vemos tattoos de adaga junto de dados e cartas, por exemplo.

Durante a época pós-medieval, a adaga teve uma forte simbologia relacionada à marginalidade, à traição e à enganação. Hoje, além de uma ótima peça no kit cuteleiro, elas também enfeitam a pele, sob a forma de tattoos e vários significados.

Gostou do tema? Visite a Cutelaria CIMO e confira todos os modelos de facas disponíveis! 

Vejo você por lá!

Junior Dorigatti