Você já ouviu falar em sobrevivencialismo? Se você é aventureiro, gosta de acampar, de ficar em contato com a natureza e explorar novas trilhas, mesmo que ainda não tenha sido devidamente apresentado a ele, certamente já colocou alguma das técnicas que fazem parte desse conceito em prática.

O sobrevivencialismo é uma filosofia de vida que consiste em se preparar para lidar com situações de sobrevivência — e se amplia até mesmo para os problemas físicos, financeiros e mentais. É uma cultura que se resume em ter a atitude e a consciência de esperar sempre o melhor do mundo, mas também estar preparado para o pior.

Com uma visão de mundo diferenciada, para exercitar esse instinto e as práticas de sobrevivência, é comum os seguidores do movimento irem para o meio as matas, morros e em beira de rios, exercitando as práticas de bushcraft e sobrevivência. É pura aventura!

Ficou interessado? Para compreender a fundo o estilo de vida sobrevivencialista, continue a leitura!

O que é sobrevivencialismo?

Muitas pessoas se confundem ao pensar que o sobrevivencialismo se resume a exercitar as técnicas de sobrevivência na mata. Essa, de fato, é uma parcela muito importante de tudo o que essa cultura prega, mas não é a única.

Em termos simples, o sobrevivencialismo é uma tentativa de tornar-se mais autossuficiente, para conseguir superar as crises e as volatilidades da sociedade de uma forma mais saudável.

Trata-se de uma luta constante para ser mais sustentável e buscar meios de lidar com problemas como a falta de água sem depender exclusivamente do sistema em que vivemos para isso.

Como se tornar um sobrevivencialista?

Após compreender tudo o que o estilo de vida sobrevivencialista envolve, encontrar um motivo para desenvolver habilidades de sobrevivência e se preparar para imprevistos e crises sociais, o próximo passo é buscar as ferramentas certas!

Ao sujeitar-se às situações de sobrevivência, você precisará de um kit de sobrevivência para quando for acampar, desbravar lugares desconhecidos, pescar e outras atividades similares.

Nesse kit, você deve considerar desde os itens para descanso, como barraca e colchonete, até artigos de segurança e ferramentas para armar o acampamento e cozinhar.

Além dos equipamentos básicos que logo vêm em mente para lidar com situações de camping, como mochila, barraca, colchonete, lanterna, é essencial contar com lâminas eficientes para os processos de alimentação, camping, bushcraft e sobrevivência.

Aproveite para complementar a aprendizagem conferindo o nosso post com os 4 maiores mitos sobre sobrevivência na selva!

Lâminas para bushcraft e sobrevivência

Uma faca esportiva, um facão e um canivete tático são essenciais para situações de sobrevivência. Afinal, há funções que somente essas ferramentas são capazes de executar.

Para rachar lenha, limpar os peixes pescados, limpar o terreno, abrir mata e até mesmo se defender de perigos, somente lâminas de alta qualidade darão conta do recado.

Vale ressaltar, também, que as lâminas de tamanhos diferentes (canivete, faca e facão) têm suas próprias funcionalidades. Cada uma delas será mais eficiente para um determinado trabalho. O importante é que todas estejam afiadas e sejam resistentes.

Na CIMO, somos especializados nos mais diferentes tipos de lâmina, indo desde as facas de cozinha e canivetes de pesca até facões para bushcraft e sobrevivência e machados Rigiflex.

Observar tantas opções pode dificultar a escolha, pensando nisso, desenvolvemos um post super completo que te ensina a como escolher um bom canivete de sobrevivência, veja!

Quais são as principais técnicas de sobrevivência?

Existem diversas técnicas de sobrevivência que os sobrevivencialistas procuram exercitar, são elas:

  • Limpar peixes

pexei cortado

  • Fazer fogo

  • Fazer bons nós em corda

  • Primeiros socorros

  • Lidar com temperaturas baixas

  • Forragear ou encontrar comida na mata.

Por que praticar o sobrevivencialismo?

Além de treinar a autossuficiência em diversas áreas da nossa vida, os benefícios de caminhar entre a mata selvagem, respirar ar puro, fazer exercícios, carregar barraca, colchonete, suprimentos e lenha para fogueira são vários.

O sobrevivencialismo faz com que a nossa saúde melhore de forma geral, fortalecendo a nossa musculatura, nosso sistema imunológico e a nossa saúde mental.

O contato com a natureza e a prática de atividades relaxantes, como pescar, nos alivia do estresse da vida urbana e da correria do cotidiano.

Assim, estar com os amigos em aventuras desse tipo também ajuda a fortalecer o convívio em grupo, melhorando o senso de comunidade e companheirismo — sem contar que você aprenderá técnicas de sobrevivência incríveis que nunca imaginou.

Por que não ficar satisfeito com as facilidades que alcançamos?

Não é que não devemos estar satisfeitos e usufruir de todas essas praticidades que a humanidade alcançou. O fato é que nunca, na história, as pessoas estiveram tão doentes, nunca se vendeu tanto remédio quanto hoje em dia.

E isso acontece, em partes, por essas facilidades nos deixarem mais sedentários e, consequentemente, com a saúde fragilizada.

Pare para analisar, hoje as pessoas quase não têm mais contato com a natureza, praticam poucos exercícios físicos e sempre que possível trocam a caminhada ou a bicicleta pelo carro.

Com isso, esse movimento que leva as pessoas a desejarem estar mais em contato com a natureza formou um grupo que adere às práticas do sobrevivencialismo e ganha novos adeptos a cada dia.

O sobrevivencialismo proporciona muitos benefícios para seus praticantes, já que se trata de uma filosofia que os leva de volta às raízes, retirando-os da rotina e das atividades que nos afastam da nossa essência, nos prejudicando em alguns aspectos.

Quais são os canivetes de sobrevivencialismo?

Ao falar em canivetes de sobrevivencialismo, podemos incluir os canivetes táticos, além dos modelos para acampamento e pesca, que estão discriminados por categoria no site da CIMO.

Apesar disso, existe uma seção específica com opções de canivetes para bushcraft e sobrevivência, ideais para todas as situações de sobrevivencialismo. Veja alguns dos modelos que indicamos:

Canivete CIMO K85-G10 Komodo inox com clip

Fabricado em aço inox 420C certificado — um aço especial com resistência à oxidação —, perfil lâmina Drop Point e acabamento escovado, esse modelo possui o corte preciso, a afiação e a durabilidade que o lifestyle sobrevivencialista exige.

Além disso, o modelo possui trava de segurança que previne acidentes e um clip de bolso, que é aquela presilha traseira que permite que o canivete seja preso no bolso ou no cinto.

Canivete CIMO K85T-G10-BTI Komodo Tanto Black Titanium

Ideal para o seu EDC, esse modelo de canivete de sobrevivencialismo possui lâmina perfil Tantô revestida de titânio, parafusos de fixação, encosto da lâmina e clip de bolso revestidos com a nossa tecnologia BTI (Black Titanium), que torna esse um modelo quase indestrutível.

A tecnologia BTI consiste em revestir lâmina de aço inox na superfície dos componentes, a fim de aumentar a vida útil da peça, além de acrescentar uma coloração escura para a lâmina em um tom de preto azulado.

Canivete CIMO K85T-G10-BTI Komodo Tanto Black Titanium

Canivete CIMO K85C Komodo Cleaver Black Titanium

Com a mesma tecnologia BTI do modelo anterior, o canivete K85C oferece uma superfície com dureza acima de 3000 vickers, que equivalem à dureza da Safira, e biocompatibilidade, que evita que ele deixe resíduos ou interaja com os alimentos.

Ainda tem uma superfície antiaderente com resistência contra desgaste, riscos e arranhões e estabilidade química que oferece aumento da propriedade antiferrugem do aço inox. O perfil Cleaver é uma excelente ferramenta de bolso fabricada em aço inox AISI 420C e revestimento BTI.

canivete comodo

Quais são as facas de sobrevivencialismo?

Além dos canivetes e machados, também existem facas como as que você pode encontrar em nosso site com características específicas pensadas para favorecer as técnicas de bushcraft e sobrevivência. Veja algumas das principais delas:

Faca Cimo AX Borba Carbono 5" cabo Rigiflex Coyote

Esse é um modelo funcional e confiável que atende às necessidades do estilo de vida sobrevivencialista em acampamentos ou bushcraft.

Feito em aço carbono SAE 1075 com pintura texturizada de alta resistência, o modelo possui lâmina full tang com perfil Clip Point e acompanha serrilhas que potencializam a empunhadura.

rf borba branca

Faca Cimo AX Cosme Carbono 5" cabo Rigiflex Cyber

Robusta e prática, assim como os outros modelos da linha AX, essa faca é inspirada nas grandes expedições pelo mundo, onde o importante é a jornada e não o destino.

Sua lâmina é cortada a laser e fabricada em aço carbono SAE 1075, temperada em uma atmosfera controlada que atinge a dureza e a tenacidade ideais para seu uso ao ar livre!

faca rf cosme

Faca Cimo AX Borba Carbono 5" cabo Rigiflex Cyber

Segura, resistente e afiada, essa faca indicada para o sobrevivencialismo possui lâmina full tang com perfil Clip Point e afiação hollow grind.

Para resistir ao máximo à oxidação do aço carbono, sua pintura passa por vários processos, como a aplicação de fosfato tricatiônico até alcançar o resultado, que é um produto robusto e resistente.

Essa foi a explicação da CIMO sobre o estilo de vida sobrevivencialista! Esperamos ter colaborado para sua compreensão dessa cultura e ficamos felizes em te aproximar um pouquinho mais desse universo incrível que é o da cutelaria.

Acompanhe nosso blog para ficar por dentro do estilo de vida afiado e continue ligado nas postagens para não perder as nossas dicas!

Até a próxima!

Junior Dorigatti