O arremesso de facas é considerado um esporte por várias pessoas ao redor do mundo. Porém, essa prática vem de muito antes, por volta de 1350 a.C., surgida pela necessidade de caça de antigos povos da Líbia.

Essa prática exige treinamento constante para quem deseja aprimorar sua pontaria e saber como manusear esse tipo de instrumento com segurança.

Se você admira os atiradores de faca ou tem a intenção de começar a praticar o esporte, não pode perder o conteúdo desse post!

Como escolher a faca ideal?

Caso você não esteja familiarizado com a anatomia de uma faca de arremesso, saiba que elas são geralmente do tamanho de uma faca de margarina, porém, a lâmina é mais pontuda e os gumes não possuem dentes.

Na cultura oriental, elas são amplamente conhecidas como "Kunai" e figuram em diversas animações produzidas no Japão.

Existem 3 principais modelos de facas para arremesso:

  • Faca de lâmina pesada: ideal para iniciantes, uma vez que a concentração do peso em um dos eixos facilita o seu giro;

  • Faca de cabo pesado: também uma ótima opção para iniciantes, pois segue a mesma lógica da lâmina pesada. A diferença é que essa faca deve ser segurada pela própria lâmina;

  • Facas equilibradas: usadas por atiradores de faca mais experientes, pois esse tipo de faca exige mais conhecimento anatômico e físico por parte do praticante.

Já em relação ao material, uma faca de arremesso não pode ser tão mole, para conseguir penetrar numa superfície, e nem tão dura, para que não haja o risco da lâmina se quebrar.

É possível encontrar facas de arremesso em aço puro, mas também em outras cores, sendo comum a fabricação de facas de arremesso pretas com marcas coloridas.

naruto

Como devo arremessar a faca?

Antes de sair arremessando uma faca diretamente em um ponto fixo, é importante entender os componentes que fazem parte da prática do esporte, como o posicionamento, a força aplicada e a forma como você irá manejar o instrumento.

1. Leve em consideração a forma como você irá empunhar a faca

Comece segurando pelo lado oposto de onde o peso da faca está concentrado. Se for a lâmina, segure o cabo como se fosse um martelo. Agora se o lado mais pesado for o cabo, você deve segurar pela lâmina, mas observe se a faca possui gume de um ou de ambos os lados.

Caso seja uma faca com somente 1 gume, você deve apertar a lâmina entre seu polegar e os demais dedos (com exceção do mindinho), com o lado do gume para fora.

Já se a faca possuir 2 gumes, a lâmina também ficará entre o polegar e os demais dedos (com exceção do mindinho), porém, de uma forma mais pinçada para garantir a segurança da sua empunhadura.

2. Mantenha a postura adequada

Concentre seu peso sobre a sua perna dominante, e leve seu outro pé à frente brevemente, sem colocar força nele.

Em seguida, levante seu braço, dobrando o cotovelo de forma que a faca segurada fique na altura da cabeça. Mantenha uma distância adequada entre a posição da faca e a sua orelha, para evitar cortes acidentais.

3. Técnica é mais importante que força

A força utilizada no processo virá do impulso da transferência de peso entre a perna dominante e a perna à frente. Quando jogar o peso para a perna adiante, você vai inclinar levemente para frente, ao mesmo tempo que vai balançar seu tórax, desdobrando o cotovelo até que seu braço fique reto em direção ao alvo.

Você pode praticar essa movimentação muitas vezes até sentir que pegou o jeito. Quando sentir que está preparado, é a hora de repetir o procedimento, dessa vez, deixando a faca escorrer da mão na direção apontada.

faca com corda

Quem pode praticar arremesso de facas?

A prática pode ser iniciada a partir da adolescência, desde que supervisionada por um adulto e siga todos os procedimentos de segurança para evitar qualquer tipo de inconveniente.

Quanto mais tempo você tiver para praticar e aperfeiçoar as técnicas e ângulos envolvidos no esporte, mais chances você terá de alcançar seus objetivos.

Porém, não é necessário se tornar um profissional para fazer parte da comunidade de arremesso de facas. Assim como qualquer outro esporte, a prática amadora também é muito bem-vinda.

Onde praticar o esporte?

O arremesso de facas é um esporte outdoor, já que deve ser praticado em áreas externas, longe de objetos quebráveis e que possibilitem a inserção do alvo apoiado em uma superfície - ou que esse alvo seja a própria superfície, como árvores com troncos macios, por exemplo, pinheiros e salgueiros.

Para a montagem do alvo, papelão e caixas de cereais são uma ótima opção, pois além de assegurarem a precisão da marcação da faca no alvo, são materiais de fácil acesso e podem ser pintados com um alvo para um treinamento ainda mais conciso, garantindo melhor precisão e regulagem de sua prática.

faca presa em uma árvore

Quais são as técnicas para arremesso de facas?

As técnicas para tiro de faca são abundantes, pois foram desenvolvidas de formas diferentes em cada região do mundo.

Confira as 3 técnicas mais utilizadas pelos atiradores de facas profissionais:

Half spin

A primeira técnica, o "half spin" (meio giro), é a mais usada por causa de sua simplicidade, precisão e também em termos de distância (geralmente 2 a 3 metros entre o atirador e o alvo). É quando a faca, segurada pela lâmina, viaja em um giro de 180º, aterrissando com sua ponta diretamente na superfície do alvo.

Full spin

Já o "full spin" (giro completo), como o nome indica, é quando a faca é atirada e completa um giro de 360º em torno de seu próprio eixo. Essa técnica é mais usada para praticar à longa distância (maior que 3 metros) e funciona melhor quando a faca é segurada pelo cabo.

No spin

Outra técnica que tem maior sucesso com a faca segurada pelo cabo é o "no spin" (sem giro), quando a faca viaja diretamente ao seu alvo de forma reta. Pode ser praticada a partir de 1,8 metro de distância, mas também de longe. Essa seria a técnica mais explorada pelos famosos ninjas com suas Kunais.

Você também pode se interessar por: Qual a melhor técnica para amolar uma faca?

faca presa em um alvo de dardos

Quais precauções devem ser tomadas durante a prática?

Por envolver um objeto com poder cortante, é evidente que essa prática exige segurança. A medida de precaução mais importante foi discutida no início desse conteúdo: a necessidade do uso de uma faca apropriada para o exercício.

Treinar com outros tipos de facas pode resultar na quebra da lâmina, para não falar sobre a ineficácia para com o objetivo, que é manter a ponta da faca fincada em um ponto específico.

Outro fator mencionado anteriormente é a importância de se treinar arremesso de facas ao ar livre, isolado da presença de animais, outras pessoas e objetos que podem ser danificados pelo fio de corte das facas.

Por fim, é recomendado também o uso de óculos de proteção, especialmente na prática realizada a curta distância usando árvores ou outros tipos de madeira como alvo, pois esses podem soltar lascas e fiapos que podem acabar entrando nos olhos de quem estiver presente.

Para quem quer levar o esporte a sério

Essas foram as dicas para você que quer começar a praticar arremesso de facas e precisava daquele pontapé inicial para se inspirar nos seus personagens e profissionais mais admirados.

Vale reforçar que o acompanhamento de alguém que já tenha experiência com o esporte pode fazer a diferença na hora de tentar acertar os seus primeiros alvos. Esperamos que vocês tenham gostado deste guia prático sobre como se tornar um aspirante na arte de atirar facas.

Até a próxima!

Sobre o autor

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti é engenheiro, diretor industrial e sócio responsável pelo desenvolvimento de produtos na Cutelaria CIMO

Especializado em design de produto, o autor trabalha a mais de 20 anos com cutelaria, desenvolvendo mais de 100 projetos de produtos e aplicações no ramo. Entre os seus conhecimentos, a ampla experiência em cutelaria é o destaque - desde detalhes técnicos que vão do tratamento térmico ao design das lâminas.

O autor também conhece as etapas de fabricação de canivetes e facas, desenvolve temas sobre como escolher e identificar o uso correto das lâminas de facas e canivetes, além de fomentar novas tecnologias e inovações da cutelaria.

Para amadurecer o setor de cutelaria nacional, está disposto a fornecer ótimas informações sobre as mais diversas áreas do tema que vão do uso às diferenças dos produtos.

Junior Dorigatti