Os diferentes tipos de churrasco fazem parte da culinária brasileira e também são sinônimos de confraternização entre família e amigos. A forma mais comum de assar a carne é usando churrasqueira e carvão. Mas, hoje, vamos falar do churrasco de chão!

Essa é uma tradição antiga que traz consigo diversas teorias sobre a sua origem. O costume é mais comum entre os gaúchos e para reproduzi-lo você precisa apenas de fogo, carne, espeto, sal e, claro, um chão apropriado.

Mas, para garantir o ponto certo da carne, é preciso seguir algumas técnicas e ter paciência. Hoje trouxemos algumas curiosidades sobre este tipo de churrasco e algumas dicas para organizar um aí na sua casa, confira!

 

O que é o churrasco fogo de chão?

O churrasco fogo de chão dispensa o uso de churrasqueira. Todo o processo de assar a carne acontece, como o próprio nome diz, no chão. Basicamente, a peça de carne é colocada em um espeto fincado no chão, no qual os arredores são aquecidos utilizando fogo vindo da queima do carvão ou lenha.

O corte mais assado é a costela de boi, por isso, também é comum ouvirmos o termo "costela ao fogo de chão". Mas outras variedades de carnes podem ser assadas assim, como leitão (o famoso "porco no rolete"), outros cortes bovinos, cordeiro e até peixe.

Para os que curtem um churrasco vegano ou querem um acompanhamento saboroso, essa técnica também pode ser usada para assar legumes como batata, cebola, abóbora e cenoura.

Qual a origem do churrasco de chão?

Existem diversas teorias sobre a origem do churrasco de chão. Uma delas diz que ele começou com os tropeiros.

Esses trabalhadores iam trabalhar no campo e deixavam a carne fincada no chão assando lentamente com o calor do fogo. Quando eles voltavam da lida, a carne estava quentinha e pronta para o consumo.

Outra história atribui essa forma de preparo aos índios, que sempre usaram o fogo para preparar seus alimentos ao ar livre em uma fogueira utilizando um apoio que eles mesmos fabricavam.

Independentemente da origem, o churrasco de chão se tornou uma tradição gaúcha e vem sendo passada de geração para geração e conquistando o Brasil todo.

Como preparar um churrasco fogo de chão?

Se você quer aprender a assar carne sem o uso de churrasqueira, confira nosso passo a passo:

1. Escolha um lugar plano

O primeiro passo para fazer um churrasco de chão de sucesso é a escolha do local. Ele deve ser uma superfície plana com aproximadamente 2 metros de largura livre.

No centro deste local, faça um buraco, que é onde o espeto vai ser encaixado. O fogo será acendido ao redor, então garante que o espaço seja livre de circulação de pessoas, principalmente, crianças e idosos, para evitar possíveis acidentes.

 

2. Prepare o fogo

Esse tipo de churrasco assa a carne com a brasa, o fogo direto pode ressecar a carne e deixar o interior cru. Para garantir isso, organize as lenhas em volta do espeto.

Alguns churrasqueiros optam por fazer um círculo, mas uma fileira de lenha atrás e na frente da carne já é suficiente para manter o calor apropriado.

O ideal é acender o fogo algumas horas antes de colocar a carne já para criar um ambiente aquecido.

 

3. Hora de colocar a carne

É importante ressaltar que é preciso um espeto apropriado para o fogo de chão. Eles costumam ser reforçados e alguns modelos possuem garras e dupla grelha para ajudar a segurar a carne após assada.

O ideal é temperar a carne já no espeto com sal grosso para que ele não se desprenda durante o manuseio. Se a sua opção for pela carne de cordeiro, a sugestão é colocar um pouco de alecrim, erva-doce e coentro.

Veja qual o tempero certo para cada carne no churrasco.

 

4. Aguarde o tempo de assar

Cada tipo de carne e tamanho pode demorar um tempo maior ou menor para assar. Você pode ir acompanhando visualmente o ponto prestando atenção no líquido que escorre e na sua coloração.

É importante sempre certificar-se de que a quantidade de lenha está apropriada para manter uma potência de fogo constante.

 

Veja o tempo médio para assar algumas variedades:

  • Costela bovina ao fogo de chão de aproximadamente 20 kg: 6 horas;

  • Leitão ao fogo de chão de aproximadamente 40 kg: 12 horas.

  • Peixe de sete kgs: 3 horas.

Os legumes podem ser assados em volta da brasa junto com as carnes e o tempo pode variar de 2 a 3 horas.

5. Hora de servir!

Assim que você achar que a carne está bem assada, bata o sal grosso da superfície para servi-la para não ficar muito salgada.

Se a sua opção for a costela, é importante que ela seja servida ao ponto, não é uma carne boa para comer mal passada por ter muita gordura. Uma opção é ir descascando a peça e ir petiscando.

 

 

Veja: Quais são as facas para churrasco que você precisa ter!

Como vimos, o churrasco de chão envolve etapas um pouco demoradas, mas dizem que a confraternização em volta do fogo torna o momento agradável e essa confraternização é o que também caracteriza o churrasco de chão!

Junior Dorigatti