No Brasil, temos o costume de reunir a família e os amigos para assar uma carne, certo?! Mas você sabia que em cada região do Brasil, o famoso churrasco pode ser diferente?
É isso mesmo, em cada parte do país temos diferentes maneiras de assar uma carne. E cada uma delas é incrível. Pensando nisso, a Cutelaria CIMO elaborou um conteúdo exclusivo sobre churrascos em diferentes regiões do Brasil!
Aconselhamos que você tenha um papel e caneta na mão, pois as receitas são fantásticas, já vai anotando para fazer no próximo fim de semana! Sem dúvidas, será um sucesso.
Quais são os diferentes churrascos de cada região do Brasil?
Bom, é claro que alguns cortes de carnes são unânimes na preferência dos brasileiros, como uma boa peça de picanha ou costela! Porém, nem todas as regiões preparam esses cortes da mesma maneira e os acompanhamentos variam bastante. Além disso, os cortes escolhidos também variam de região para região.
Com certeza, você já tem a receita certa para o seu churrasco, mas gostamos de apreciar novas receitas e dicas para preparar churrasco e seus acompanhamentos, não é mesmo?! Olha só como o Brasil é diversificado!
Churrasco na Região Sul
Quando o assunto é churrasco, a região Sul é especialista, a cultura do churrasco é muito forte nos três estados! É justamente por isso que as churrascarias estão espalhadas por todo canto.
Para os sulistas, um bom churrasco é quase um ritual: desde a escolha dos cortes da carne até a altura da grelha. Quando pensamos no tempero, a região aposta no sal grosso! Há quem diz que usar outro tipo de tempero é um crime.
No Sul, é comum que o churrasco comece com linguiça toscana com farofa como entrada e depois vem os principais cortes bovinos: a costela, a picanha e o contrafilé — os cortes preferidos dos sulistas.
Os gaúchos vão ainda mais longe e preferem fazer uma tradicional costela de chão, que se trata de assar a costela em um fogo feito no chão (sem o uso de churrasqueira), trazendo um sabor defumado incrível para a carne.
Entre os acompanhamentos mais famosos do churrasquinho do Paraná e do Rio Grande do Sul estão a maionese de batatas e cenoura, o arroz branco, o vinagrete e uma boa farofa feita com cebola, bacon, calabresa e farinha de mandioca.
E aí, curtiu saber um pouco sobre o churrasco gaúcho?
Churrasco na Região Sudeste
O Sudeste também costuma preparar deliciosos churrascos! Entre seus cortes preferidos estão a picanha, a alcatra, a maminha, além de diversos cortes suínos.
A verdade é que se você for a uma churrascaria do Rio de Janeiro, São Paulo ou Espírito Santo, você vai perceber que eles servem também frutos-do-mar e comida japonesa, ou seja, eles vão bem além do conceito tradicional de churrasco.
Porém, as características marcantes de um churrasco ainda estão presentes e fazendo sucesso.
-
Como entrada, os minis pastéis de carne são obrigatórios;
-
Como acompanhamento, eles não economizam: batata frita, maionese temperada, farofa com bacon, ovos cozidos, cebola na brasa, arroz, macarrão e até feijoada, dependendo do local.
Com tantos pratos, o churrasco fica quase em segundo plano! Mas é o que dizem: quanto mais, melhor.
Churrasco no Norte e Nordeste
O povo Nortista e Nordestino tem fama de comer muito bem, tanto que em seu café da manhã eles logo preparam a macaxeira com tapioca, cuscuz, pamonha, dentre outros alimentos com muita sustância.
No churrasco não é diferente. O atrativo principal é a carne de sol, temperada com sal e deixada para secar no sol.
Esse tipo de carne é tradição na região do Nordeste, pois, antigamente, como eles não tinham geladeiras, o povo nordestino tinha este método para preservar as carnes para se alimentarem ao longo do tempo.
O fato é que esta carne caiu no gosto do brasileiro e se tornou um prato típico da região, sobretudo no churrasco. Para acompanhar, temos mandioca cozida e feijão-de-corda com vinagrete.
Churrasco no Centro-Oeste
Não podemos esquecer da região conhecida pelas especiarias, receitas e temperos marcantes para churrasco, como o famoso fruto típico do cerrado: o pequi. Já nos churrascos dessa região, encontramos pratos tradicionais que contam um pouco da história, cultura e costumes locais.
Iguarias como arroz, pequi, mojica de pintado, galinhada com pequi, caldo de picanha e caribéu pantaneiro não podem faltar nos típicos churrascos do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Portanto, se você está querendo inovar no churrasco, sem dúvidas a região Centro-Oeste pode ser considerada para esse grande momento.
Prontos para inovar na hora de queimar uma carne? Aproveite para visitar o site da Cutelaria Cimo!
Isso porque nós temos os itens que você precisa para realizar o melhor churrasco possível: facas, facões, garras de urso, garfos, chairas e muitos outros acessórios para churrasco.
Até a próxima!