Uma faca bem afiada garante a precisão do corte, a funcionalidade do instrumento e ainda prolonga a vida útil do utensílio.

Conforme ela é utilizada, é normal que a capacidade de corte seja perdida, por isso, existem diferentes materiais de afiamento para trazer de volta o fio de corte. A lima é uma das ferramentas usadas com mais frequência, afinal, é facilmente encontrada em casa.

No post de hoje, vamos te mostrar um passo a passo super simples para deixar o corte da sua faca super afiado usando a lima.

Confira.

Passo a passo de como afiar uma faca com lima

Faca e lima na mão, é hora de começar!

  • Passo 1: A lima tem uma superfície lisa e outra e texturizada. Apoie a faca na superfície lisa da ferramenta.

  • Passo 2: Começando pelo punho e indo até a ponta, passe a lima em toda lâmina da faca. Este movimento precisa ser feito nos dois lados do utensílio.

  • Passo 3: Para finalizar, confira se o corte está adequado. Caso ainda não esteja bom, repita o processo de passar a lâmina na faca até chegar ao ponto desejado.

Se você também tem uma faca sem corte, mas não possui uma lima, recomendamos a leitura do post "Como afiar sua faca? Dicas e sugestões práticas!" para saber outras técnicas de afiamento.

Afiando faca

O que é uma lima?

A lima é um instrumento de afiamento composto por uma haste de aço com ranhuras. Disponíveis nos formatos manual ou mecânico, ela pode ser usada em peças como, facas, alicates, serrotes, enxadas e até mesmo madeira.

Quais são os tipos de lima?

Devido à ampla possibilidade de uso, a lima pode ser encontrada em 7 tipos, sendo eles:

Tipo de lima

Recomendação de uso

Lima chata

Ideal para superfícies planas e curvadas.

Lima redonda

Recomendada para superfícies côncavas, furos e também aberturas arredondadas.

Lima retangular

Para bases angulares e cantos de ângulo reto.

Lima quadrada

Utilizada em locais planos, cantos e até para ajustar furos.

Lima meia cana

Pode ser usada tanto em superfícies planas como curvadas.

Lima faca

Recomenda para cantos.

Lima barrete

Para acabamento de detalhes.

Qual a melhor lima para afiar faca?

A recomendada são as com corte simples, ou seja, aquelas com linhas diagonais paralelas indo para apenas um sentido. Para escolher a melhor lima para afiar faca é necessário se atentar ao tipo de dente da ferramenta.

Além do corte simples, existem outros dois tipos de picados:

  • Corte duplo: possui dois grupos de dentes, sendo um em direção oposta do outro. Esse tipo de lima tem mais força, por isso, são usadas para remover o excesso de materiais;

  • Corte grosso: é formada por um conjunto de dentes individuais. Por ter um corte agressivo, podem ser usadas em madeiras, alumínio e até chumbo.

Você também pode se interessar: Facas para cozinha: 6 tipos de facas versáteis!

Como sei que a minha faca precisa ser afiada?

Existem algumas maneiras de saber se a sua faca precisa ser afiada:

  1. Verifique se a faca está deslizando pela superfície do alimento ou se está "puxando" ou "raspando" ao cortar. Se você sentir que precisa aplicar muita força para cortar ou se a faca está deslizando para os lados, isso pode indicar que a lâmina está sem corte.

  2. Olhe para a borda da faca e verifique se ela parece cega ou desgastada. Se a borda estiver arredondada ou parecer desgastada, é provável que a faca precise ser afiada.

  3. Tente cortar um pedaço de papel. Se a faca não cortar facilmente e em uma linha reta, é provável que precise ser afiada.

  4. Verifique se há pequenas rebarbas na borda da faca, o que pode indicar que ela precisa ser afiada.

Lembre-se de que uma faca bem afiada é mais segura e eficiente para o corte. Caso perceba que a sua faca precisa de afiação, você pode procurar serviços de afiação profissional ou voltar ao início deste post e conferir nosso passo a passo completo.

Qual movimento não fazer com a lima?

No automático, o habitual é que movimentos de vai e volta sejam feitos, porém, são exatamente estes os não permitidos.

Os dentes de uma lima ficam posicionados para cima e, quando esta ação é realizada, o utensílio amolado acaba indo de forma grosseira para trás, perdendo totalmente a função de corte.

Ao fazer um movimento errado, você não só coloca em risco a qualidade da sua faca, como também a funcionalidade da lima.

Onde comprar lima para afiação?

As limas podem ser encontradas em lojas de material para construção, ferramentas e até marketplaces. O valor do produto costuma variar e as alternativas simples chegam até R$ 20,00. Já os kits ou versões personalizadas podem custar mais de R$ 200,00.

Também existem lojas que vendem afiadores próprios para faca. Aqui na CIMO, além do amolador, temos facas para diversos nichos, produtos para churrasco, tábuas de carne e outros itens relacionados à cozinha.

Sobre o autor

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti é engenheiro, diretor industrial e sócio responsável pelo desenvolvimento de produtos na Cutelaria CIMO

Especializado em design de produto, o autor trabalha a mais de 20 anos com cutelaria, desenvolvendo mais de 100 projetos de produtos e aplicações no ramo. Entre os seus conhecimentos, a ampla experiência em cutelaria é o destaque - desde detalhes técnicos que vão do tratamento térmico ao design das lâminas.

O autor também conhece as etapas de fabricação de canivetes e facas, desenvolve temas sobre como escolher e identificar o uso correto das lâminas de facas e canivetes, além de fomentar novas tecnologias e inovações da cutelaria.

Para amadurecer o setor de cutelaria nacional, está disposto a fornecer ótimas informações sobre as mais diversas áreas do tema que vão do uso às diferenças dos produtos.

Junior Dorigatti