Desde que o conhecimento do churrasco foi se expandindo no Brasil, um corte em específico chamou muita atenção dos assadores brasileiros: o T-bone.
Esse corte — que explodiu na cultura americana e foi muito visto em séries, filmes e afins por lá— logo caiu no gosto popular e ganhou espaço de destaque também nas grelhas nacionais por ser grande, suculento e de visual icônico.
Mas afinal, o que ele tem de diferente? Quais são as peculiaridades do seu formato? Para tirar essas e muitas outras dúvidas, confira esse post especialmente elaborado pelo blog da Cutelaria Cimo para dominar todos os segredos do T-bone e levar seu churrasco ao próximo nível!
Por aqui, você vai conferir com a gente desde a localização do corte no boi até os principais detalhes a serem considerados para extrair o máximo potencial de uma das melhores carnes para churrasco existentes.
Boa leitura!
O que é o T-bone?
O T-bone é retirado da parte traseira do boi, mais especificamente nas costas, junto à vértebra lombar — o osso que, quando cortado, apresenta o icônico formato em "T".
E essa divisão não é somente estética, já que o osso divide duas partes diferentes do animal que, no T-bone, estarão juntas tanto na grelha quanto nas tábuas e pratos.
Dessa forma, o T-bone reúne o contrafilé do lado com mais carne do osso e o filé-mignon na porção menor do outro lado. Dessa forma, esse corte único te oferece duas texturas deliciosas na mesma porção, sendo uma atração à parte para o seu churrasco!
Como preparar o T-bone?
Para preparar o T-bone, é preciso levar em consideração alguns pequenos cuidados para garantir que o steak fique todo no mesmo ponto, uma vez que, no mesmo corte, você estará trabalhando dois tipos de carne diferentes (contrafilé e filé-mignon, como mencionado anteriormente).
No mais, trata-se de um preparo simples, já que o corte vai bem com diversas alternativas de temperos para churrasco — todas elas levando a um resultado delicioso. Confira!
1. Tempere a carne com antecedência
Uma dica importante é sempre se programar para temperar o T-bone com antecedência para garantir que os sabores penetrem por toda a carne — ainda mais considerando que cada steak pode ter até 8 cm de altura.
A dica é que você deixe a carne descansando no sal e nas demais especiarias escolhidas por, pelo menos, 5 minutos antes de levar a peça para a grelha.
Ao temperar a carne antes e fazer com que os sabores desejados sejam potencializados, você diminui as chances de exagerar na dose e correr o risco de atrapalhar o sabor da carne.
2. Asse o T-bone por todos os lados
No T-bone, você tem porções consideráveis de carne e gordura, além, é claro, do icônico osso em "T". De quebra, temos que considerar ainda que o steak tem dois cortes diferentes na sua estrutura, com partes do contrafilé e do filé-mignon. Tudo isso adiciona muita importância aos cuidados e às atenções necessárias ao assar essa peça e deixá-la no ponto ideal.
Assim como no caso do tempero prévio, é muito importante contar com um braseiro alto — com a churrasqueira pré-aquecendo por cerca de 40 minutos — para garantir a selagem da carne.
É esse processo que te auxiliará não somente a manter a suculência da carne, como também a conseguir um ponto com aspecto visual mais uniforme. Para essa caramelização acontecer, deixe a carne na grelha de 2 a 3 minutos de cada lado.
Depois disso, é importante garantir que a camada de gordura lateral esteja no ponto certo e acompanhando a agradável textura da carne, deixando o T-bone com a gordura virada para a grelha por 5 minutos.
E aí vem o principal truque para garantir que as duas partes do steak cheguem no ponto certo da maneira mais próxima possível:
-
Asse a carne com o osso para baixo, deixando o bife em pé por cerca de 5 minutos! Isso fará com que toda a carne seja assada por igual e em um calor indireto, já que a parte de cima do osso em "T" funcionará de barreira para promover uma cocção controlada.
Como servir um T-bone?
Para servir um T-bone bem assado e suculento, é importante que você, primeiramente, deixe a peça descansar por 5 minutos já longe do fogo da churrasqueira.
Isso fará com que o líquido interno da carne, antes agitado por conta da alta temperatura na grelha, se acomodem entre as fibras e não escapem da carne logo no primeiro corte.
Após o devido descanso, é importante definir onde o steak será consumido: caso seja só para você ou para alguém muito especial, basta servi-lo como a estrela do prato, acompanhado por guarnições como batatas — assadas, fritas ou em purê — vinagretes, saladas e muitas outras opções!
Agora, se ele for compartilhado, basta contar com a melhor faca para churrasco para porcionar o bife. Lembre-se de cortar na direção contrária às fibras da carne e, no caso do T-bone, faça cortes bem rentes ao osso para aproveitar o máximo da carne dessa delícia.
Pronto, agora você sabe tudo o que precisa para dominar T-bone e adicioná-lo ao seu arsenal de churrasqueiro. Nada melhor do que contar com um dos mais icônicos cortes do churrasco mundial para degustar uma carne da melhor qualidade com quem você ama!
E para seguir aumentando suas alternativas na churrasqueira, que tal aprender sobre a melhor maneira de fazer costela minga na churrasqueira?
Trata-se de uma alternativa muito mais prática do que os tradicionais preparos no fogo de chão, mas que também resulta em uma refeição deliciosa.
Até o próximo post!