As espadas foram os principais instrumentos de guerra até que as armas de fogo fossem produzidas em grande escala. No entanto, ainda são muito utilizadas em celebrações de datas históricas e cerimônias militares, além de estarem presentes na prática esportiva.

Hoje, os principais tipos de espadas são adquiridos em modelos variados por colecionadores. Não à toa, o ramo da cutelaria tem se especializado cada vez mais em elaborar peças exclusivas para revenda.

Neste post, vamos descrever um passo a passo sobre como fazer uma espada com técnicas para forjá-la. Continue a leitura e aprenda sobre!

1. Compre uma barra de aço

Adquira uma barra de aço com dimensões proporcionais ao tamanho que você deseja obter para a sua espada. O ideal é entre 60 e 100 cm de comprimento, 5 à 8 cm de largura e média de 1,5 cm de espessura.

2. Aqueça o aço em uma fornalha

Leve o material para a fornalha ou para o forno até atingir aproximadamente 700ºC para que o aço fique maleável e elimine elementos da liga, como o oxigênio e o enxofre. Esta remoção de materiais torna o aço mais firme.

3. Puxe o material e coloque-o sobre uma bigorna

Quando a barra de aço estiver com coloração laranja-avermelhada, coloque-a em uma bigorna para permitir a modelagem do instrumento. Nessa etapa, tem-se o início do processo que dará a forma pretendida para a sua espada.

Você também pode se interessar por: Como fabricar uma faca artesanal? Conheça o processo!

4. Forje o aço

Esta etapa é fundamental para que o processo obtenha êxito. Assim, é necessário que você realize alguns procedimentos:

  • Faça diversas dobras na barra antes de prensá-la novamente. Isso fará com que a liga fique heterogênea e tenha os elementos como o carbono, ferro, níquel e cromo por toda a sua distribuição;
  • Martele a barra e oriente-a ao forjar. Sempre que necessário, reaqueça o metal para que ele fique maleável;
  • Para modelar a lâmina, dobre e coloque a barra em uma bigorna. Martele-a de forma mais precisa para que a lâmina tenha a forma básica desejada;
  • Forje-a para esticar o metal e afine a ponta da lâmina para o lado cortante, e, assim, obtenha os arqueamentos de acordo com a espada proposta;
  • Por fim, afine a lâmina na ponta que terá o punho.

 

5. Ajuste a estética da lâmina

Esse momento engloba a arte da cutelaria e suas técnicas. Você deve utilizar lixas e aparar a lâmina para o material ficar mais liso e obter o brilho desejado. Dessa forma, você terá a estrutura para a sua espada e pode criar uma no estilo que desejar.

6. Tempere a lâmina

Aqui, você deve cobrir a lâmina com argila, com exceção das bordas, para mantê-las afiadas, e, então, levar o metal ao tratamento térmico. Essa etapa também é dividida em um passo a passo.

Passo a passo para temperar a lâmina

  1. Primeiramente, você deve aquecer o material até que se obtenha a reestruturação dos cristais no aço. Em seguida, o processo de têmpera deve passar pelo resfriamento dos elementos;
  2. Mergulhe o metal quente de forma brusca na água ou no óleo, iniciando pela ponta e pela borda da espada. Essa fase é ideal para manter a lâmina maleável, atribuindo-lhe rigidez;
  3. É necessário também a etapa de revenimento. Aqui, você deve aquecer a lâmina novamente em uma temperatura mais baixa, que dependerá do tipo de aço utilizado;
  4. Por último, você deve resfriá-la em temperatura ambiente. Dessa forma, tem-se a garantia de um material durável e com firmeza, constituindo a espada desejada.

7. Dê o polimento à lâmina

Após resfriada, retire a argila da lâmina e lixe a espada. Para esse processo, utilize lixas e pedras para obter o polimento do material.

Em seguida, afie a espada na parte mais endurecida e lixe novamente para obter um brilho melhor. Isso garantirá o resultado de corte da lâmina.

8. Conecte a lâmina ao cabo

Na última etapa de construção da sua espada, a lâmina é conectada ao cabo formado por três elementos: guarda, punho e pomo.

A guarda é soldada na espada e impede que a sua mão deslize para a lâmina. O punho é a parte por onde a arma é segurada e você pode fazê-lo de madeira ou metal, de modo que mantenha o equilíbrio da espada. Por fim, o pomo é rosqueado na extremidade do material como uma bola de aço.

Você acabou de ver as principais informações sobre o processo de como fazer uma espada. E aí, está pronto para fabricar a sua?

Se gostou do nosso conteúdo, saiba tudo sobre o que é a cutelaria e fique por dentro de todo o universo que a envolve! Até o próximo post!

Sobre o autor

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti é engenheiro, diretor industrial e sócio responsável pelo desenvolvimento de produtos na Cutelaria CIMO

Especializado em design de produto, o autor trabalha a mais de 20 anos com cutelaria, desenvolvendo mais de 100 projetos de produtos e aplicações no ramo. Entre os seus conhecimentos, a ampla experiência em cutelaria é o destaque - desde detalhes técnicos que vão do tratamento térmico ao design das lâminas.

O autor também conhece as etapas de fabricação de canivetes e facas, desenvolve temas sobre como escolher e identificar o uso correto das lâminas de facas e canivetes, além de fomentar novas tecnologias e inovações da cutelaria.

Para amadurecer o setor de cutelaria nacional, está disposto a fornecer ótimas informações sobre as mais diversas áreas do tema que vão do uso às diferenças dos produtos.

Junior Dorigatti
Marcado: Cutelaria Guias