Uma faca cega é uma faca que não tem corte. Ela dificulta o corte de carnes e, até mesmo, legumes mais macios, como um tomate ou uma cebola. Nesses casos, é necessário utilizar de força e o corte não sai tão preciso.

O fio da faca é o ponto de encontro dos dois lados da parte cortante da lâmina. Mesmo pequenos danos, como pontos entortados ou um pequeno dente na lâmina, são o suficiente para comprometer o desempenho do utensílio.

Hoje, vamos falar sobre a faca cega: causas e soluções. Vem com a Cutelaria CIMO!

Quais são os sinais de uma faca cega?

A melhor maneira de perceber se a faca está cega é no dia a dia: se estiver precisando fazer força para realizar um corte, a faca está cega. O correto é que, ao tentar passar a lâmina, ela faça cortes precisos, ágeis e fáceis.

Você também pode testar o fio de uma faca. O mais popular e simples dos testes é o corte do papel sulfite. Para isso, segure a folha com uma das mãos e, com a faca, faça cortes verticais, de cima para baixo, como se estivesse fatiando algo.

O corte deve ser preciso, sem esforço. Caso a folha rasgue, amasse ou exija algum esforço para o corte, significa que sua faca está cega e precisará ser amolada.

Aproveite para ler: TOP 5 melhores afiadores de facas da Cutelaria CIMO

Por qual razão a faca perde o corte?

O principal motivo é o mal uso. Conheça as principais formas disso ocorrer:

1. Usar a faca em superfícies rígidas

Ao utilizar a faca sobre superfícies mais duras que seu próprio aço, como em tábuas de vidro ou pratos de porcelana, o fio da faca é mais desgastado.

Então, o que é recomendado é o uso de tábuas de madeira ou policarbonato para o apoio na hora de realizar cortes.

Aproveite para ler também: Qual o melhor aço para facas?

2. Guardar a faca na gaveta sem proteção

Quando você guarda suas facas em uma gaveta com outros objetos e sem a devida proteção, o atrito e as batidas entre os utensílios tiram o fio.

O mais recomendado é ter um local separado e específico para os objetos de corte. Mas, caso não seja possível, é essencial fazer uso de protetores para a lâmina.

3. Lavar a faca com o lado verde da esponja ou na máquina de lavar louça

A parte verde da esponja é abrasiva, ou seja, ela pode desgastar o fio da faca ao entrar em contato. Então, é indicado que, na hora da lavagem, seja utilizado o lado amarelo da esponja.

Quanto à máquina de lavar louças, é o atrito com outros objetos durante o processo de lavagem que prejudica o fio. Então, prefira lavar facas na pia, da forma tradicional mesmo.

Veja: Facas para churrasco: como cuidar, afiar e conservar?

4. Cortar ossos

Os ossos e palitos de churrasco devem ser cortados com um cutelo. Essas superfícies duras estragam o fio da faca com facilidade. Ou seja, prefira usar utensílios mais macios para fazer o corte.

5. Afiar a faca de forma errada

Para realizar a afiação, é necessário saber os ângulos corretos e também a agilidade precisa para os movimentos, caso contrário não será bom para a vida útil do acessório.

Outro fator é sempre utilizar os utensílios corretos para a afiação. Lixas ou motor não são recomendados para essa finalidade, porque levam a lâmina a altas temperaturas, estragando o fio em vez de afiá-lo.

Leia: Facas para cozinha: 6 tipos de facas versáteis

Principais maneiras para voltar o fio de uma faca

As principais formas de voltar o fio de uma faca é utilizando chaira, lima ou uma pedra com espessura entre 800 e 1000. Você pode afiar ou amolar a faca, dependendo do que ela precisar.

  • Pedra de amolar: Passar a lâmina contra a pedra para criar um novo fio afiado;

pedra de afiar

 

  • Chaira ou Aço: Realinha o fio já existente sem afiar a lâmina;

chaira cabode madeira

 

  • Amolador elétrico: Dispositivo motorizado para afiar rapidamente;

afiador elétrico

 

  • Afiador manual: Ferramentas manuais com rodas abrasivas ou discos de cerâmica;

afiador manual

 

  • Serviço profissional: Buscar ajuda de profissionais para afiar a faca de forma adequada.

faca e chaira cabo de plástico

Quando a faca não está afiada corretamente, ela torna o corte de alimentos uma tarefa difícil e imprecisa. Por isso, manter o fio da faca em boas condições é essencial para garantir cortes precisos e seguros na cozinha.

Se você notar que sua faca não está cortando como antes, é hora de fazer os ajustes necessários e restaurar o fio para melhorar sua eficiência no preparo das refeições.

Agora é com você! Cuide bem de suas facas, pois elas são grandes aliadas em diversos preparos na cozinha. Complemente a sua leitura com o nosso conteúdo sobre como afiar faca com chaira? Veja o passo a passo!

Junior Dorigatti