Cozinhar é um dom!

Quem domina a arte tem bastante amor e carinho para oferecer, afinal é a sua forma de demonstrar que se preocupa e tem afeto por quem está ao redor. Mas como retribuir tanto amor? Uma das formas é escolher o melhor presente para quem gosta de cozinhar! Se você quer presentear alguém, mas está sem nada em mente, continue lendo esse post até o fim! Isso porque trouxemos 15 ideias de presentes para que você possa se inspirar e agradar o seu cozinheiro favorito, vamos lá?

Presente para quem gosta de cozinhar: ideias para acertar

Para não errar no presente daquela pessoa que não sai da cozinha, você não precisa de muito. A estratégia aqui é pensar nos utensílios que podem ajudar no dia a dia, deixando tudo mais leve e prático — já que a pessoa poderá contar com tudo o que precisa por perto. Confira as ideias que separamos para você.

Caixa com faca para presentear 

1. Facas para cozinha

Nada melhor do que começar com uma ótima opção, certo?

 Para quem gosta de cozinhar, as facas de cozinha são perfeitas. Até porque quem não gosta de praticidade durante a preparação de receitas?! Existem modelos com cortes diferentes, que facilitam na hora de fatiar os mais variados tipos de carnes, legumes e embutidos, com cabos ergonômicos e seguros. Para garantir que a peça dure por anos, opte por modelos em aço ou que sejam elaborados com outros materiais de alta qualidade. Se você quiser algumas dicas, temos um post com 5 tipos de facas que não podem faltar na cozinha, confira e escolha uma delas para presentear!

2. Jogo de churrasco

Se a pessoa que você quer agradar ama um bom churrasco, um presente para não errar é um kit churrasco com itens que vão fazer a diferença na hora de assar a carne com os amigos.

Kit churrasco para presentear  

Você pode escolher um kit com faca, afiador e garfo em um belíssimo estojo para levar por onde for. É a junção perfeita de itens de cozinha que todo churrasqueiro gostaria de ter, vale a pena investir.

3. Afiadores

Antes de qualquer preparação, um bom cozinheiro precisa de uma faca com o corte preciso! Uma faca cega é algo que incomoda muito, afinal quem cozinha gosta de tudo perfeito na hora de criar seus pratos favoritos. Para isso, você pode investir em um afiador de lâmina de presente! Assim, a pessoa que domina a arte de cozinhar terá um ótimo item à mão quando precisar de afiações perfeitas.

4. Talheres grandes (jogo)

Todo cozinheiro precisa ter em mãos as ferramentas essenciais para fazer seu trabalho bem feito, não acha? Então, ao escolher um jogo de talheres grandes, tenha certeza de que entregará os instrumentos que a pessoa que cozinha precisa para fazer a sua arte: concha, escumadeira, garfo, espátula, entre outros. O investimento vale muito a pena.

5. Pegador de churrasco

O pegador de churrasco é uma ótima pedida. O item facilita muito na hora de manusear as carnes na grelha com segurança e deixa o cozinheiro livre para fazer o que ama: servir um churrasco de qualidade.

Pegador de churrasco 

No mercado, você encontra modelos que oferecem boa ergonomia, com cabos com estrutura mais robusta e práticos ao mesmo tempo. É muita qualidade para dar para quem gosta de uma churrasqueira.

6. Cafeteira

Geralmente quem cozinha adora preparar aquele cafezinho especial para receber as visitas com todo amor e carinho, não é? É praticamente um ritual. Então, um kit com uma cafeteira de alumínio e xícaras pode encantar. Aproveite para investir em outros itens que aperfeiçoem o talento da pessoa. As chances de errar no presente são zero.

7. Jogo de panelas

Ainda falando em instrumentos essenciais para quem não sai da cozinha, as panelas também agradam aos olhos. Existem tantos modelos diferentes, com alta durabilidade, para fogões especiais, para fogão a lenha... investigue a preferência de quem você presenteará e escolha as que mais combinam com o estilo de cozinha.

8. Air Fryer

A fritadeira elétrica já conquistou o coração dos amantes (e não tão amantes) da cozinha por ajudar a fazer refeições mais saudáveis, já que não precisa de óleo para a preparação dos alimentos. O resultado é uma cozinha mais limpa e sem aquela bagunça para fritar qualquer coisa, sem cheiro de fumaça e os alimentos ficam mais saborosos, macios por dentro e crocantes por fora. Com certeza uma aliada de qualquer pessoa que adora cozinhar!

9. Balança digital

Essa dica é para aquelas pessoas que cozinham com tudo sob medida, seguindo à risca cada recomendação. A balança de cozinha digital ajudará o cozinheiro a acertar a quantidade correta de cada alimento nas suas receitas! Sem contar que ela também é efetiva na preparação de receitas internacionais, com métodos de medidas diferentes do nosso país.

10. Livros de Receitas

Sabe aquele livro de receitas daquele chef famoso? Pois é! O item pode servir de inspiração e ser um ótimo presente para quem ama cozinhar. E cá entre nós, com esse presente todo mundo sai ganhando, não é? A gente dá o livro e recebe receitas incríveis para saborear!

11. Kit cortador de legumes

Outra dica do que dar de presente para cozinheiros é um cortador de legumes, que o ajudará a picar e ralar legumes, verduras e embutidos com segurança e sem desperdícios de comida. É perfeito para ajudar a tornar o dia a dia de quem cozinha mais versátil.

12. Aparelho de jantar

Um bom cozinheiro encanta não só pelo sabor de suas comidas, mas também pelo visual delas. Ele gosta de tudo feito com muito detalhe e a apresentação dos pratos faz toda a diferença. Então, presentear com um aparelho de jantar deixará qualquer pessoa feliz. Use a criatividade e procure, pois existem diversos modelos — dos clássicos aos modernos, com cores, formas e desenhos variados.

13. Processador de alimentos

Que oferecer praticidade para seu cozinheiro favorito? Dê um processador de alimentos. O equipamento é uma verdadeira "mão na roda", visto que consegue cortar e triturar diversos ingredientes para as receitas e são ótimos também para vitaminas, drinks e sucos. Ah e dependendo do modelo é super fácil de limpar.

14. Luva Térmica

Toda pessoa que cozinha precisa de uma luva térmica para proteger as mãos das altas temperaturas de fornos, por exemplo. Porém, o acessório também é ótimo para manusear congelados, já que são feitos com materiais de alta resistência. Sem contar que o acessório é excelente para aprimorar a decoração da cozinha. Uma ótima opção!

15. Tábua para cortes

A tábua de cortes é um presente que leva praticidade e utilidade para qualquer cozinha, já que dão estabilidade na hora de cortar carnes, queijos, legumes e o que mais for preciso. Além de tudo, é uma ótima opção de presente com baixo custo e, de quebra, a pessoa ainda ganhará mais um item de decoração para deixar a cozinha mais bonita. Olha, essas são apenas algumas dicas de presente para quem gosta de cozinhar que vão deixar o dia a dia dessa pessoa mais prático, rápido e leve para se dedicar a fazer o que mais ama. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas, até o próximo post!

Sobre o autor

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti é engenheiro, diretor industrial e sócio responsável pelo desenvolvimento de produtos na Cutelaria CIMO

Especializado em design de produto, o autor trabalha a mais de 20 anos com cutelaria, desenvolvendo mais de 100 projetos de produtos e aplicações no ramo. Entre os seus conhecimentos, a ampla experiência em cutelaria é o destaque - desde detalhes técnicos que vão do tratamento térmico ao design das lâminas.

O autor também conhece as etapas de fabricação de canivetes e facas, desenvolve temas sobre como escolher e identificar o uso correto das lâminas de facas e canivetes, além de fomentar novas tecnologias e inovações da cutelaria.

Para amadurecer o setor de cutelaria nacional, está disposto a fornecer ótimas informações sobre as mais diversas áreas do tema que vão do uso às diferenças dos produtos.

Junior Dorigatti