Escolher a faca de açougueiro certa para o trabalho pode fazer toda a diferença, especialmente quando o assunto é o corte de carne prático e preciso na limpeza e no porcionamento das peças.

Mas qual a melhor faca de açougueiro para atender às suas necessidades? Para sanar essa dúvida, o Mundo CIMO, que já te ajuda com dicas de ouro da profissão de churrasqueiro, apresenta também os 3 melhores modelos para executar suas funções de açougue, além de explicar as características que tornam uma faca de açougueiro indispensável para quem lida com grandes cortes de carne.

Boa leitura!

Quais são as principais características de facas de açougueiro?

Considerando as diferenças e as especificidades das facas de açougueiro para os demais estilos de facas, é muito importante a análise das características que garantem eficiência, durabilidade e segurança durante seu uso.

Lâmina longa e robusta

Logo de cara, o que chama a atenção para a faca de açougueiro é sua lâmina robusta e longa que pode chegar aos 30 cm. As dimensões maiores são essenciais para permitir cortes amplos e precisos de partes maiores de carne.

A robustez da lâmina oferece a força necessária para enfrentar cortes mais densos, facilitando o trabalho com músculos, cartilagens e ossos. Por isso, elas devem ser fabricadas em aço inoxidável ou carbono da mais alta qualidade para garantir resistência, durabilidade e uma afiação por mais tempo.

Curvatura na lâmina para cortes precisos

Outro considerável diferencial das faca de açougueiro é que possuem uma curvatura suave na lâmina para dar o devido suporte ao trabalho que exige fatiar peças grandes com movimento contínuo. Dessa forma, a curvatura facilita o deslizamento da faca por meio da carne e rente aos ossos, permitindo que o corte seja feito de maneira controlada e uniforme.

Empunhadura ergonômica para conforto e segurança

Complementando o controle e a precisão desejados nas facas de açougueiro, é preciso contar com uma empunhadura ergonômica para suportar o trabalho por longos períodos para preparar muitos cortes de carne.

A faca de açougueiro precisa ter uma empunhadura ergonômica que ofereça firmeza e segurança nas mãos do usuário, reduzindo o cansaço e oferecendo o controle devido para promover um trabalho preciso. Portanto, cabos feitos de materiais como madeira tratada, polímeros resistentes ou borracha antiderrapante oferecem conforto e ajudam a evitar acidentes.

Qual a melhor faca de açougueiro? Top 3 modelos

Tendo em mente todos esses importantes fatores como guias para te ajudar a descobrir qual a melhor faca de açougueiro, vamos apresentar 3 modelos CIMO que não somente reúnem essas características, como também são moldados e especializados para cumprir diferentes tipos de cortes e limpezas de carne. Confira!

1. Faca Cimo Inox Cabo Anti-Bac. Tira Couro – 660/TC

Começando os trabalhos, destacamos um bom exemplo para remover o couro do boi, do porco e para fazer a sangria do frango. Com 3 mm de espessura e um aspecto curvado, ela apresenta as características ideais para trabalhar entre as camadas de fibras e o couro, separando as partes necessárias para se iniciar a limpeza e o porcionamento.

2. Faca Cimo Inox Cabo Anti-Bac. Desossa 6 - 5915/6

Outro importante processo do trabalho de açougueiro está na desossa — técnica responsável por remover a carne dos ossos com o máximo de precisão para evitar desperdícios no processo. Para isso, a faca CIMO de desossa apresenta uma lâmina mais curta, com cerca de metade do tamanho da faca de tirar couro, bem como ponta mais fina para remover o máximo de carnes junto aos ossos.

3. Faca Cimo Inox Cabo Anti-Bac. 12" - 660/12

Por fim, complementando nosso top 3, trazemos a faca de açougueiro tradicional da CIMO! Após a remoção do couro e a desossa, vem o trabalho de ajuste das rebarbas e porcionamento dos cortes, sejam em peças inteiras ou bifes.

Com pouco mais de 30 cm de comprimento, afiação full flat e tratamentos antibacterianos tanto para a lâmina quanto para o cabo, você garante a melhor alternativa para finalizar o trabalho do açougue.

Como cuidar de facas de açougueiro?

Para garantir a longevidade e o desempenho consistente da sua faca de açougueiro, é fundamental adotar alguns cuidados no dia a dia, como:

  • Afiação regular com chairas e afiadores para corrigir o corte sempre que você sentir menos precisão;

  • Lavagem adequada, sendo feita à mão com água morna e sabão, secando para prevenir oxidação e manter o brilho da lâmina;

  • Armazenamento seguro, seja em um suporte magnético ou em uma bainha protetora, para evitar quedas e danos;

  • Uso da faca de açougueiro apenas para cortar carne, já que cortar outros tipos de materiais pode danificar o fio e reduzir sua durabilidade.

Esperamos que tenha gostado de mais um material exclusivo do Mundo CIMO. Leve em consideração as características aqui destacadas e os exemplos do nosso top 3 facas de açougueiro para garantir a ferramenta certa.

Aproveite para conferir também as 5 melhores facas para churrasco que carregam consigo a assinatura da CIMO. Assim, você terá também em seu arsenal muitas opções de alta qualidade para porcionar e servir os assados da sua grelha!

Sobre o autor

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti é engenheiro, diretor industrial e sócio responsável pelo desenvolvimento de produtos na Cutelaria CIMO

Especializado em design de produto, o autor trabalha a mais de 20 anos com cutelaria, desenvolvendo mais de 100 projetos de produtos e aplicações no ramo. Entre os seus conhecimentos, a ampla experiência em cutelaria é o destaque - desde detalhes técnicos que vão do tratamento térmico ao design das lâminas.

O autor também conhece as etapas de fabricação de canivetes e facas, desenvolve temas sobre como escolher e identificar o uso correto das lâminas de facas e canivetes, além de fomentar novas tecnologias e inovações da cutelaria.

Para amadurecer o setor de cutelaria nacional, está disposto a fornecer ótimas informações sobre as mais diversas áreas do tema que vão do uso às diferenças dos produtos.

Junior Dorigatti