Em meio aos muitos mercados tradicionais mundo afora, o Brasil se destacou ao desenvolver uma herança única no meio da cutelaria. Isso tornou as facas nacionais muito mais que ferramentas, sendo peças que carregam consigo o que há de melhor no contexto artesanal — com uma conexão profunda com a cultura local — junto das principais inovações tecnológicas na produção de modelos do mais alto nível.

Considerando tamanho peso e importância, você é convidado do blog Mundo CIMO para conhecer melhor o que torna as facas brasileiras tão especiais. Veja por que elas são referências em excelência da escolha dos melhores aços aos designs e, ao final, conheça as 5 melhores facas nacionais de ponta para sua coleção ou mesmo para complementar suas atividades.

Boa leitura!

O que torna as facas nacionais diferentes?

Um dos principais pilares do sucesso das facas nacionais surge da mescla entre tradição e modernidade. Com o tempo, os fabricantes brasileiros aprenderam a mesclar métodos de forja clássicos, conhecidos por garantir resistência e longevidade, com técnicas modernas de finalização das peças.

Os materiais característicos, como o aço brasileiro, são conhecidos pela qualidade e versatilidade, com o aço carbono 1070 e o inox 420 sendo populares ao oferecerem resistência ao desgaste e facilidade de manutenção.

Além disso, muitas facas são criadas com materiais locais para os cabos, como madeiras nobres e proteções em cores e formas tipicamente brasileiras, que dão um toque estético enquanto garantem conforto e firmeza no manuseio.

Facas nacionais: sinônimo de versatilidade

Queira você uma faca de chef, de churrasco, de caça ou para atividades ao ar livre, há sempre um modelo brasileiro que atenderá sua demanda!

A versatilidade também se destaca no design com ergonomia e controle aprimorados para cada uma das funções que forem exigidas. Os cabos, por exemplo, são desenhados para se adaptar confortavelmente à mão, permitindo cortes precisos e seguros, enquanto as diversas lâminas que podem ser produzidas te permitem cortar, serrar e explorar muitas outras utilidades.

Valorize a economia e a cultura brasileira com facas nacionais

Comprar facas nacionais valoriza o trabalho local e fortalece a economia do país. Indo além, as facas brasileiras oferecem um excelente custo-benefício, considerando que não há o custo adicional de importação e demais taxas, mesmo nos modelos de mais alto nível.

Outra característica do mercado do Brasil que compensa sua preferência por uma faca brasileira está nas práticas sustentáveis promovidas, uma vez que muitos fabricantes optam por materiais recicláveis ou de fontes renováveis para redução do impacto ambiental no processo de produção.

Top 5 facas nacionais

Com todos os conceitos e benefícios apresentados, nada melhor do que contar com um top 5 da CIMO — marca brasileira com 60 anos de história que tem 100% da sua produção nacional — para complementar suas coleções com os modelos mais bem avaliados da marca!

1. Faca Cimo Ax Borba Carbono 5" Preto Cabo Madeira Com Bainha

Começamos a lista com um modelo que alia as melhores características para ser sua melhor companhia tanto em contexto de acampamentos quanto de bushcraft.

Esse modelo é feito em aço carbono SAE 1075 e recebe pintura preta texturizada de alta resistência contra a corrosão. Na lâmina full tang — inteira, feita sem remendos — com perfil Drop point e afiação hollow grind, adicionamos serrilhas para melhorar a empunhadura nas talas.

Complementando, destacamos o cabo feito em madeira Jatobá, garantindo uma estética elevada e muita durabilidade. E há ainda um quebra-vidro no final do cabo para te auxiliar em emergências.

2. Faca Cimo Braba I Inox Cabo Madeira Com Bainha

Nesse grande sucesso da CIMO, a ideia foi aproveitar os conceitos e funcionalidades das tradicionais facas boiadeiras — também chamadas de facas tira-couro por se assemelharem aos modelos utilizados por boiadeiros e vaqueiros na criação e manejo na pecuária.

O formato mais compacto da faca Braba é complementado por uma lâmina resistente e extremamente eficiente, combinando com a resistência e a precisão necessárias para estes contextos, sendo ainda acompanhada pela bainha em couro legítimo que garante sua durabilidade por ainda mais tempo.

3. Faca Cimo Cannes Chef 8" Inox Cabo Madeira

Partindo já para a ala das facas culinárias, a faca Cimo Cannes é ideal para quem procura uma faca simples, mas extremamente funcional no contexto de cozinha com o sistema ultra-corte.

O cabo em madeira Jatobá desse modelo é fixado por rebites em alumínio e a lâmina em aço inox 420C certificado que garante não somente a boa manutenção da afiação como o desbaste hollow grind e espessura do aço com 2 mm, além da resistência à oxidação.

4. Faca Cimo Oiti Santoku 8” Inox Cabo Madeira

Ainda no âmbito da cozinha, a CIMO presta sua homenagem à cutelaria e à gastronomia oriental com a faca Santoku e seus característicos ângulos agudos, ideais para cortes delicados e extremamente precisos. Dessa forma, ela pode ser usada tanto no contexto de churrasco, sobretudo na limpeza eficiente de peças, quanto na cozinha tradicional, lidando muito bem com fibras delicadas de peixes e vegetais.

5. Cutelo Costello Inox Cabo Madeira Com Bainha

Fechando o top 5 de facas nacionais da CIMO, o cutelo Costello aparece como alternativa ideal para cortes firmes, estáveis e poderosos, capazes de romper mesmo ossos para porcionar as proteínas como desejado.

O aço inox AISI 420 reúne características de resistência e leveza no manuseio para te oferecer toda a eficiência necessária nesses processos mais exigentes, enquanto a afiação hollow grind ainda permite cortes precisos mesmo em itens menores, tornando a Costello uma faca completa!

Agora que você já sabe tudo sobre as facas nacionais e conheceu as 5 melhores opções que levam consigo a assinatura da CIMO! Aproveitamos para te convidar a seguir mais a fundo na nossa seção de facas para ver ainda mais alternativas que te aguardam no site.

Até o próximo post!

Sobre o autor

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti é engenheiro, diretor industrial e sócio responsável pelo desenvolvimento de produtos na Cutelaria CIMO

Especializado em design de produto, o autor trabalha a mais de 20 anos com cutelaria, desenvolvendo mais de 100 projetos de produtos e aplicações no ramo. Entre os seus conhecimentos, a ampla experiência em cutelaria é o destaque - desde detalhes técnicos que vão do tratamento térmico ao design das lâminas.

O autor também conhece as etapas de fabricação de canivetes e facas, desenvolve temas sobre como escolher e identificar o uso correto das lâminas de facas e canivetes, além de fomentar novas tecnologias e inovações da cutelaria.

Para amadurecer o setor de cutelaria nacional, está disposto a fornecer ótimas informações sobre as mais diversas áreas do tema que vão do uso às diferenças dos produtos.

Junior Dorigatti
Marcado: Facas