Comparados a outros países da América do Sul, o Brasil não possui locais com grandes altitudes. Para se ter uma ideia, o ponto mais alto do nosso relevo fica próximo a 3000 metros de altitude, sendo que o pico mais alto do mundo, o Monte Everest, tem 8.849 metros.
Mas, mesmo não sendo tão elevados, esses locais reservam belas aventuras e um contato especial com a natureza.
Se você gosta de praticar ecoturismo e de se desafiar próximo às nuvens, confira um pouco dos 5 picos mais altos do Brasil!
1. Pico da Neblina
Com 2995 metros de altitude, o Pico da Neblina é o primeiro no ranking de picos mais altos do Brasil. Ele está localizado no norte do Amazonas, no Planalto das Guianas na fronteira do Brasil e Venezuela.
O nome "neblina" é referente à condição do topo da montanha, que sempre fica encoberto pela névoa. No local, fica o Parque Nacional do Pico da Neblina, que também conta com outro pico, o segundo mais alto que veremos com mais detalhes no próximo tópico.
Para quem quer só curtir a vista em meio à natureza, é possível acampar no Parque. Mas, para quem deseja ver o pico mais de perto, é preciso muito fôlego, condicionamento físico e força de vontade para caminhar de 2 a 3 dias em meio à floresta entre muita lama e umidade.
Este é o período para chegar na base do pico da Neblina. O aventureiro que quiser chegar ao topo precisa ainda subir cerca de 5 horas até avistar a bandeira do Brasil, um marco do ponto mais alto do país.
Se você é daqueles que gosta de acompanhar o pôr do sol e esperar o nascer do sol em meio à natureza, confira 8 dicas de camping que você precisa saber!
2. Pico 31 de março
Localizado no Parque Nacional do Pico da Neblina, o segundo pico mais alto do Brasil tem poucos metros a menos que o primeiro colocado, 2972 metros de altitude.
Por estarem no mesmo local e serem de alturas parecidas, as dificuldades de acesso ao Pico 31 de Março são bem parecidas. Lembre-se sempre de levar água para se hidratar, proteger a pele do sol e levar alguns lanchinhos para a pausa.
Vale ressaltar que a área pertence aos índios Ianomâmis, que restringem a visita aos picos. Quem se interessar pela aventura, deve pedir autorização ao ICMBio e à Associação Yanomami do Rio Cauaburís e Afluentes (AYRCA).
3. Pico da bandeira
O Pico da Bandeira está localizado entre os estados Espírito Santo (60%) e Minas Gerais (30%). Com aproximadamente 2892 metros, ele já ocupou o primeiro lugar do ranking de pico mais alto do Brasil na década de 60.
Ao redor da montanha tem o Parque Nacional do Caparaó, composto por Mata Atlântica e Campos de Altitude. De fácil acesso, é um pico muito procurado por turistas. A melhor época para a visitação no local é de abril a outubro, período em que tem menos chuva.
Aqueles que desejam desfrutar de vistas deslumbrantes do ponto mais alto, têm a opção de acampar em áreas com sanitários, lava-pratos e quiosques e ainda se deliciar com banhos de piscinas naturais e cachoeiras e ainda
Uma curiosidade: o Pico da Bandeira ganhou esse nome em 1859 após Dom Pedro II ordenar fixar uma bandeira do seu império no cume.
4. Pico do Calçado
Considerado um subcume do Pico da Bandeira, o Pico do Calçado não é reconhecido como montanha independente pelo IBGE. Porém, com seus 2849 metros de altitude, entra na nossa lista como o quarto pico mais alto do Brasil.
O acesso ao Pico do Calçado ocorre por uma trilha a partir do Pico da Bandeira, que dura aproximadamente 40 minutos. Outra opção é a partir de um dos acampamentos do Parque Nacional do Caparaó, que pode durar até 3 horas.
Quanto à vegetação, o explorador entrará em contato com uma flora peculiar com alta diversidade e espécies.
5. Pico Pedra da Mina
O pico Pedra da Mina está localizado entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. Para chegar no topo dos 2798 metros de altitude, é preciso ter ótimo preparo físico e sempre estar acompanhado por guias experientes que estão acostumados com a região.
A subida pode demorar até 8 horas e 5 horas para descer. As trilhas contam com relevos em aclive e falsos cumes que são desafiadores para quem topa uma boa aventura.
Acompanhado às dificuldades, a natureza exuberante e vistas surreais prometem compensar todo o esforço físico.
E aí, já está pronto para se aventurar em um dos maiores picos do Brasil? Escolha já o seu destino preferido para ficar mais perto da natureza e das nuvens!
Aproveite os conteúdos do blog da CIMO com diversas dicas para sobrevivência na selva, pescaria e cutelaria. Confira quais são os melhores tipos de facas para camping.
Até o próximo post!