A fabricação de utensílios domésticos existe na humanidade há milênios. Seja trazendo comodidade ao dia a dia das pessoas, ou ainda, sendo objetos que reforçam o poder de um grupo, entender para que serve cada faca é essencial nos dias atuais, principalmente para profissionais da cutelaria.

Com certeza você, cuteleiro profissional, sabe que existem diferentes tipos de facas. Umas servem para cortar alimentos, outras para desossar peças e também há os tipos para preparar carne para aquele delicioso churrasco de domingo.

Mas, você sabe identificar quais são os tipos de facas e para que cada uma serve? Se a sua responde for negativa, nós da Cutelaria CIMO preparamos um guia completo com os principais modelos, afinal, quando utilizadas para as finalidades corretas, facilitam, e muito, a vida do cozinheiro que está com a mão na massa. Dito isso, para que serve cada faca? Veremos!

Quais são os tipos de faca?

Tão importante quanto aprender para que serve cada faca, é conhecer os principais tipos de faca existentes. Para auxiliar a sua busca, nós selecionamos os 10 modelos de faca mais usados. Veja:

  1. Faca do chef;
  2. Faca de cozinha;
  3. Faca de sashimi;
  4. Faca de ostra;
  5. Faca Santoku;
  6. Faca de queijo;
  7. Faca de pão;
  8. Cutelo;
  9. Faca de desossar;
  10. Faca de tornear.

São muitos modelos, não são? Cada um delas dispõe de uma utilidade específica, oferecendo maior segurança e praticidade para quem está cozinhando. Logo na sequência, venha conosco entender para que serve esses principais tipos de faca.

1. Faca do chef

Como o nome de faca já adianta, o modelo do chef é um item de cutelaria fundamental para todo cozinheiro. Apresentando design com ponta levemente curvada, bem como comprimento que varia de 14 a 31 centímetros, a faca do chef desliza no corte de alimentos. Esse tipo é perfeito para amassar alho e cortar todos os tipos de alimentos e temperos.

Imagem de faca do chef

2. Faca de cozinha

Usuários iniciantes em artigos de cutelaria podem confundir as facas de cozinha com o modelo do chef. Mas acredite, existem diferenças entre elas. A faca de cozinha possui lâmina menor e servepara descascar legumes e frutas, cortar alimentos pequenos e até mesmo para preparar temperos, como picar alho e ervas.

3. Faca de sashimi

A faca de sashimi é conhecida pela lâmina alongada. Em um dos lados, apresenta corte chanfrado, e no outro, possui um fio fino que serve para fatiar peixes e auxiliar no preparo de variedades de frutos do mar.

4. Faca de ostra

Apesar de receber o nome faca de ostra, esse artigo tem cutelaria com lâmina curta – bem como muito resistente, além de auxiliar na abertura de conchas, também é utilizada para abrir nozes e outros alimentos com casca.

5. Faca Santoku

O modelo de faca Santoku merece um tópico especial ao falarmos para que serve cada faca. Curioso em saber o que é a faca Santoku? Este clássico da culinária asiática apresenta lâmina larga e curta, bem como auxilia em cortes finos e precisos.

Imagem de faca Santoku com alimentos picados

6. Faca de queijo

Ainda que chamada faca de queijo, estes utensílios domésticos possuem muitas versões. Afinal, cada tipo de queijo demanda uma lâmina diferente, variando na espessura, peso ou comprimento. Inicie já a sua coleção de cutelaria!

7. Faca de pão

A faca de pão é um tipo de faca que serve para o corte preciso de pães. Com elas, você consegue retirar as cascas, sem para isso, alterar o formato ou a composição do miolo. Um feito profissional, não é mesmo?

8. Cutelo

O cutelo é uma faca com lâmina grande que serve para o corte de alimentos rígidos, assim como auxilia a desossar diferentes peças de carne. Caso você queira adquirir produtos que dão show em resistência, esta é uma ótima opção.

Imagem de cutelo em destaque

9. Faca de desossar

O modelo faca de desossar, como o nome já adianta, é utilizado para retirar ossos, gorduras e nervos das carnes – assim como o cutelo, o qual falamos anteriormente. Para isso, as facas de desossa apresentam lâminas longas, resistentes e bastante afiadas.

10. Faca de tornear

E para fechar a nossa lista, as facas de tornear apresentam lâminas curvas e resistentes. Estes artigos de cutelaria servem para descascar alimentos com formas redondas, soluções perfeitas para acabamentos em diferentes culinárias.

Para que serve cada faca?

Cada tipo de faca apresenta um design único, características que definem a história, origem e funcionalidade de cada artigo de cutelaria. Confira abaixo as partes das facas, assim como as suas funções:

Imagem de faca e garfo de churrasco da Cutelaria CIMO

  • Ponta: permite perfurações em diferentes alimentos;
  • Barriga da lâmina: a parte da faca mais próxima da ponta;
  • Espinha: a parte da faca sem corte, auxilia no manuseio seguro;
  • Cabo da faca: existem diferentes materiais para cabo de faca, os mais tradicionais são em madeira e aço inoxidável.
  • Fio da faca: característica da faca que confere os cortes e afiamento preciso.

Já em relação a função de cada faca e suas lâminas, as principais são definidas em:

  • Lâmina lisa: serve para cortes com precisão;
  • Lâmina com serra: serve para corte de cascas ou superfícies resistentes;
  • Lâmina ondulada: são bem-vindas em cortes de carnes macias.

E aí, gostou de conhecer mais para que serve cada faca? Siga por dentro das novidades aqui no blog da Cimo, semanalmente preparamos conteúdos completos relacionados ao Universo da Cutelaria. Aproveite para conhecer os melhores afiadores de faca e garanta uma vida útil prolongada para suas companheiras.

Junior Dorigatti
Marcado: Cutelaria Dicas Facas