O espetinho de churrasco é uma verdadeira instituição da gastronomia brasileira. Prático, simples, popular e delicioso, trata-se de uma solução rápida, que agrada os mais diversos tipos de públicos, considerando as muitas possibilidades de montagem existentes.
Siga conferindo mais este material exclusivo da CIMO, que além de te apresentar os melhores tipos de carne para churrasco de espetinho, também mostra as 7 combinações mais deliciosas para explorar na sua grelha!
Boa leitura!
Como fazer o melhor espetinho de churrasco?
Apesar da simplicidade ser um dos grandes trunfos do espetinho, fato é que se você quiser surpreender e extrair o máximo do potencial dessa possibilidade, é preciso tomar alguns pequenos cuidados que farão toda a diferença!
-
O primeiro passo é garantir espetos de madeira ou de bambu em bom estado para assegurar que os espetos fiquem alinhados e bem estruturado, como para não haver perigo de ferpas e demais pedaços machucarem a boca.
-
Em seguida, é preciso considerar as alternativas para a montagem dos espetinhos. Entre carnes de boi, porco, frango e os demais acompanhamentos, o objetivo é montar porções equilibradas em sabor, aspecto e textura.
Isso faz com que o churrasqueiro que quer fazer o melhor espetinho de churrasco possível atente a detalhes como:
-
Garantir que a carne esteja limpa, com os pedaços cortados em tamanhos similares e contra as fibras;
-
Promover suculência aos cortes magros;
-
Equilibrar cortes ais gordos com elementos que tragam acidez e leveza;
-
Temperar os espetinhos com cuidado para destacar os sabores, não os esconder;
-
Atenção no tempo na churrasqueira, já que o prazo costuma ser bem mais curto que os bifes e demais cortes tradicionais;
-
Servi-los com acompanhamentos que deem o devido destaque aos espetinhos preparados.
Como deu para perceber, o corte impecável da carne é um dos pontos mais importantes da preparação do espetinho. Veja a categoria "Churrasco e Aventura" e confira a incrível churrasqueira desmontável CIMO!
7 melhores espetinhos de churrasco
Considerando todos os elementos destacados, agora você vai conferir as dicas especiais do Mundo CIMO para montar os espetos. Consideramos desde a escolha da carne e possíveis adições que possam fazer a diferença para levar os sabores e texturas dos cortes escolhidos ao próximo nível.
Veja os detalhes das melhores opções de espetinhos e domine o churrasco!
1. Espetinho tradicional de carne bovina
Começando pelo básico dos espetinhos de churrasco, temos todo o sabor e versatilidade dos espetos que apostam na carne bovina. Corte a carne em cubos com cerca de 3 cm e espete os pedaços até que suporte esteja devidamente preenchido — mas com atenção para ficar um espaço vazio na base, permitindo o manuseio de quem vai degustar a iguaria.
Dos temperos que vão dar mais sabor a carne antes do espeto até os posteriores acompanhamentos do seu churrasco, no caso da carne bovina tradicional vale o gosto pessoal! Isso porque tanto carnes nobres quanto a alcatra ou mais populares como a maminha ficam muito bem no espeto quando preparadas com sal, pimenta-do-reino, ervas ou mesmo condimentos mais rebuscados, como curry e páprica.
2. Espetinho misto (Xixo)
Uma excelente alternativa para inovar no espetinho de boi é a montagem de espetinhos mistos — que em muitas regiões do Brasil é conhecido como Xixo. Principalmente se você apostar em cortes mais magros, com porções que apresentem pouca ou quase nenhuma gordura, alternar os pedaços de carne com pétalas de cebola, tomate, pimentão e afins pode ser o complemento ideal.
Isso porque além dos sabores variados oferecidos — que vão de toques de acidez ao dulçor — os vegetais utilizados liberam líquidos que ajudam deixar a carne mais suculenta!
3. Espetinho de Kafta
O espetinho de Kafta é uma iguaria que tem origem na culinária árabe. Ganhando cada vez mais espaço nas grelhas do churrasco brasileiro, trata-se de uma opção que é feita a partir da carne moída — com a atenção especial para que a carne em questão seja bem limpa, sem nervos e com um bom balanço entre gordura e fibras — explorando misturas entre cortes magros e mais gordos, como coxão mole e acém.
Para formar as kaftas, é preciso pressionar a carne já temperada com suas especiarias favoritas contra o espeto. O objetivo que se forme uma estrutura cilíndrica ou oval o mais uniforme possível, já que, dessa forma, você garante que todos os lados sejam assados de maneira uniforme.
4. Espetinho de cordeiro
Seguindo a linha da cultura e culinária árabe, a carne de cordeiro também chama atenção como uma um diferencial entre os demais espetinhos de churrasco — podendo ser utilizada como os cortes bovinos tradicionais ou até ser moída para montar as kaftas.
Sua diferença para a carne de boi, está na textura das fibras firmes e sabor forte. Para potencializar essas características da melhor maneira, vale marinar os pedaços com antecedência, com destaque para o uso da hortelã. Ela tem tudo a ver com a carne e, de quebra, traz um frescor que balanceia muito bem o cordeiro!
5. Medalhão de frango e bacon
Aqui está outro clássico do churrasquinho de espetos brasileiros! A acessibilidade e versatilidade do peito de frango é muito bem complementada pela popularidade e sabor marcante do bacon, formando, assim, uma dupla de sucesso.
Os medalhões são formados a partir dos pedaços de peito de frango enrolados em tiras de bacon. A leveza e maciez do frango são perfeitamente complementados pelo defumado e pela untuosidade do bacon, resultando em um petisco delicioso!
6. Espeto de panceta (toucinho)
Agora, apresentando a carne de porco, a panceta (ou toucinho) é outra parte que se beneficia muito da estrutura do espeto para assar rapidamente e chegar no ponto ideal.
Geralmente feito em cortes maiores da barriga do porco, quando colocados em tiras no espeto permite-se controlar muito melhor a textura e o aspecto da crosta, da carne e até mesmo da parte mais gorda do corte.
7. Espetinho de queijo coalho
O queijo coalho é muito tradicional do nordeste brasileiro, com sua composição sendo especificamente capaz de manter suas estrutura mesmo em temperaturas mais altas.
Isso o torna a melhor opção de queijo para ir à grelha, já que ao contrário das demais opções que derreteriam mesmo no fogo mais baixo, o queijo coalho se mantém íntegro, mas ainda macio. De quebra, ele ganha um sabor defumado muito especial!
Agora você conhece as 7 melhores alternativas para montar seus espetinhos de churrasco! Escolha dentre as alternativas mais tradicionais até reforços de culturas diferentes para ampliar suas possibilidades e surpreender os convidados! Conte sempre com esse post da CIMO para se inspirar e caprichar nos preparos.
Outra solução para reforçar a grelha é o preparo de tulipas no churrasco, peças capazes tanto de serem destaques nos acompanhamentos como entre as principais opções, elas também são indispensáveis para um churrasco de respeito.
Até o próximo post!