Uma dúvida muito frequente das pessoas que mexem com facas diariamente, sejam churrasqueiros, cozinheiros ou simplesmente admiradores de uma boa faca, é se o aço carbono enferruja mesmo.

Sim, enferruja. Mas fique tranquilo, especialmente porque, mesmo tendo o trabalho de cuidar das suas facas de aço carbono para evitar esse problema, elas ainda são itens sensacionais.

Neste post, você verá como evitar que a sua faca de aço carbono enferruje e entender se vale ou não a pena investir nesse material se você deseja um item durável.

Acompanhe o conteúdo e tire todas as suas dúvidas!

Aço Carbono enferruja ou oxida?

A realidade é que esse aço tem risco tanto de enferrujar quanto de oxidar.A diferença entre os dois problemas é simples:

  • A oxidação é algo mais externo, em cores escuras e ocorre pelo uso da faca em alimentos ácidos ou cítricos (sal, laranja, cebola entre outros). Sendo assim, não há muito problema técnico usar uma faca oxidada, porque o dano é mais estético e pode ser resolvido com o polimento do item.
  • Já a ferrugem tem uma aparência acobreada e acontece pelo contato contínuo do carbono com a água e/ou umidade e, se não tratada com antecedência, pode se alastrar pela faca e gerar relevos na peça. Além disso, é sempre bom se atentar à finalidade de cada faca e usá-las corretamente!

Imagem da faca de aço carbono borda da Cutelaria Cimo

Como evitar o enferrujamento da faca de Aço Carbono?

A durabilidade de uma faca em Aço Carbono depende unicamente do cuidado que você tem com ela, ou seja, se você não cuidar de suas ferrugens, a durabilidade poderá ser bem menor. Mas fique tranquilo, são atitudes simples e feitas com frequência que vão proteger o item de danos.

Para cuidar da faca de aço carbono e evitar que ela enferruje, você deve:

  • Lavá-la logo após o uso;
  • Enxugá-la imediatamente;
  • Não deixar com restos de comida;
  • Não armazenar em ambientes úmidos.

Faca em aço carbono skeleton com bainha

Se quiser evitar oxidação, no campo estético do item, evite o contato da faca especialmente com alimentos ácidos e/ou cítricos, que reagem quimicamente com o material e proporcionam uma corrosão a longo prazo.

O que é melhor: Aço Carbono ou Inox?

A resposta dependerá de qual a sua prioridade no uso da faca.

Muitas pessoas preferem uma faca bonita que está sempre brilhando, por isso não se importam com a quantidade de vezes necessárias para afiar a faca inox – visto que o material possui Níquel e Cromo em sua composição, que evitam o desgaste e exigem uma afiação mais frequente.

Outras pessoas procuram por uma faca de alta durabilidade, usabilidade, performance e que retenha mais o fio; para essas pessoas, uma faca de aço carbono pode a melhor escolha.

As duas são ótimas opções:

  • O inox não oxida, é fácil de limpar e permanece bonito e brilhante após anos de uso; seu ponto de consideração é a necessidade constante de afiação para manter a precisão.
  • O aço carbono tem um ótimo custo benefício, resistência, baixo ponto de fusão e alta soldabilidade; seu ponto de consideração, em contraposição ao inox, é que pode enferrujar com os anos de uso.

Canivete CIMO com lâmina em aço carbono

Quais são as vantagens do Aço Carbono?

Para não ficar dúvidas sobre a qualidade de uma faca de aço carbono, confira os maiores pontos positivos da peça:

1. Bom Custo-Benefício

Não basta apenas ser barato ou apenas ter bom desempenho. O alumínio, por exemplo, é um material mais acessível que o aço carbono, mas que tem uma resistência bastante inferior e, por isso, requer uma troca mais frequente. Assim, não podemos considerar que ele tenha um bom custo benefício.

Já o Aço Inox é muito bom e tem uma ótima performance, mas é bem mais caro do que o Aço Carbono – o que encarece o produto final.

Por isso as facas de Aço Carbono são o equilíbrio perfeito entre uma performance muito boa e um preço acessível.

Faca em aço carbono Cosme da Cimo

2. Ótima Resistência

Devido a sua dureza e a retenção do fio, as facas de aço carbono são resistentes, desde que cuidadas.

Ao prestar atenção no seu item e descobrir a ferrugem cedo, você pode lixar o local e evitar que se alastre ou estrague a faca, assim como a sua oxidação, além disso, a faca pode ser polida sem que perca o desempenho.

3. Possibilidade de Tratamento Diferente

Por fim, uma ótima vantagem de facas em aço carbono é que elas podem ter uma têmpera seletiva, que nada mais é do que tratar termicamente no fio da lâmina, o deixando mais duro e resistente, enquanto o dorso se mantém flexível, gerando um corte muito preciso e eficiente.

Sem contar que com esse tratamento a durabilidade aumenta, já que o risco de quebrar a faca fica bem menor.

Punhal em Aço Carbono Cimo

Gostaria de saber mais detalhes sobre o aço carbono? Confira o que é, aplicações e vantagens do material!

E então o que achou do nosso conteúdo? Esperamos que você tenha entendido mais sobre a forma como o aço carbono enferruja e como evitar esse problema.

Você também pode conferir nosso post sobre como cortar carne corretamente.

Até a próxima!

Sobre o autor

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti é engenheiro, diretor industrial e sócio responsável pelo desenvolvimento de produtos na Cutelaria CIMO

Especializado em design de produto, o autor trabalha a mais de 20 anos com cutelaria, desenvolvendo mais de 100 projetos de produtos e aplicações no ramo. Entre os seus conhecimentos, a ampla experiência em cutelaria é o destaque - desde detalhes técnicos que vão do tratamento térmico ao design das lâminas.

O autor também conhece as etapas de fabricação de canivetes e facas, desenvolve temas sobre como escolher e identificar o uso correto das lâminas de facas e canivetes, além de fomentar novas tecnologias e inovações da cutelaria.

Para amadurecer o setor de cutelaria nacional, está disposto a fornecer ótimas informações sobre as mais diversas áreas do tema que vão do uso às diferenças dos produtos.

Junior Dorigatti