Quando o assunto é preparar um bom churrasco, por mais que a estrela sejam geralmente os cortes de carne maiores e mais nobres, é muito importante contar com alternativas variadas para complementar os sabores dispostos na grelha e agradar o máximo de gostos possíveis.

Pensando nisso, a tradicional saltimbocca aparece como uma alternativa de preparo prático, e muito eficiente quando o assunto é surpreender nos sabores dispostos na grelha!

Confira o post do Blog da CIMO e explore os segredos por trás de uma das mais saborosas interpretações da culinária italiana. Por aqui, revelaremos sua origem, os principais conceitos por trás de seu preparo e, claro, dicas imprescindíveis para recriar esta tradicional receita da melhor maneira possível na churrasqueira.

Boa leitura!

Como surgiu a saltimbocca?

A saltimbocca é uma receita clássica italiana, recebe esse nome por conta dos "sabores que saltam à boca". O preparo se apresentou como alternativa para reaproveitar ingredientes típicos da culinária local que sobraram de outros preparos, proporcionando um prato fácil e muito saboroso!

A receita original gira em torno dos escalopes de vitela — a carne de novilhos — folhas de sálvia e o uso de presuntos tipicamente italianos, como o presunto de parma — estrela de muitas das melhores tábuas de frios que se pode elaborar. Outro aspecto clássico é a adição de uma fina camada de farinha e o preparo na frigideira com manteira.

Mas com o passar do tempo, releituras interessantes foram ganhando espaço e honrando os sabores tradicionais da Itália, mesmo explorando o uso do frango com proteína principal e o seu preparo na grelha da churrasqueira!

Como fazer saltimbocca na churrasqueira?

Para fazer a saltimbocca na churrasqueira, você precisará contar com ingredientes de qualidade e com as melhores opções de facas para churrasco — considerando a importância de se fazer o corte preciso em escalopes para a receita ser um sucesso completo.

Isso porque o corte adequado do escalope é fundamental para o sucesso da saltimbocca — já que um escalope fino e uniforme garante uma cocção rápida e uniforme, mantendo a umidade e o sabor da carne. Para obter os melhores resultados, recomenda-se cortar os escalopes com uma faca afiada e consistente, garantindo a espessura ideal para o prato.

Com a carne porcionada, é hora de separar os demais ingredientes que você precisará para preparar o prato na grelha:

  • Peito de frango, carne de vitela ou carne bovina tradicional;

  • Fatias de presunto de parma;

  • Folhas de sálvia;

  • Farinha de trigo;

  • Manteiga ou azeite;

  • Sal e pimenta a gosto.

Passo a passo do preparo da saltimbocca na churrasqueira

  1. Comece com os escalopes, sejam ele de frango ou carne de boi: tempere as peças com sal e pimenta — lembrando de não exagerar na dose, considerando os ingredientes de sabor marcante que ainda serão utilizados no preparo.

  2. Siga os preparos montando a saltimbocca, colocando uma folha de sálvia sobre cada escalope, cobrindo-os na sequência com pedaços do presunto de parma. Aqui, no preparo no fogão, seria a hora de passar os ingredientes juntos na farinha de trigo, criando uma camada fina e uniforme. No caso do preparo direto na grelha, isso não será necessário, já estando tudo pronto para entrar na churrasqueira.

  3. Passe azeite ou manteiga com um pincel de cozinha na grelha e, na sequência, com braseiro de médio para alto, deixe as saltimboccas grelhando por cerca de 4 minutos do lado sem presunto.

  4. Depois disso é só virar, deixar dourar a parte com presunto de 2 a 3 minutos e servir para seus convidados. A espessura dos escalopes permite que o preparo seja, além de delicioso, muito rápido de se realizar!

Dicas extras de preparo da saltimbocca na churrasqueira

Como pode perceber, o prato é simples e, por consequência, depende muito da escolha de ingredientes de qualidade para compor o preparo.

Tanto a proteína principal quanto o presunto escolhido devem ser de procedência para garantir o melhor sabor possível, enquanto uma sálvia fresca é imprescindível para garantir um resultado com aromas e sabores marcantes.

Com tamanha personalidade, apesar da delicadeza do preparo, as saltimboccas possuam sabores bem presentes. Aposte em acompanhamentos mais leves e discretos para complementar o prato e fazer com que a saltimbocca seja a real protagonista do prato.

Aproveite saladas leves e frescas e molhos mais delicados — como aqueles elaborados com bases de ervas, iogurte e azeite — são excelentes pedidas de acompanhamento para o churrasco!

A saltimbocca na churrasqueira é uma interpretação moderna e deliciosa de um clássico da culinária italiana. Com a atenção aos detalhes, que vão desde o corte perfeito do escalope, passam pela escolha de ingredientes de qualidade e vão até a harmonização dos sabores, o prato oferece uma experiência gastronômica inesquecível — tenho agora plenas condições de ser uma nova estrela da sua grelha!

Siga navegando pelo mundo CIMO para descobrir ainda mais alternativas de outras culturas para sua somar ao seu churrasco!

CUTELARIA CIMO