Conheça os 12 melhores acompanhamentos para churrasco

Fazer churrasco é um evento: o churrasqueiro quer sempre ter tudo preparado e agradar todo mundo que se reúne ao redor da churrasqueira, coisas que nem sempre são fáceis de se fazer.

Criar aquela experiência gastronômica de respeito exige variar nos sabores, que valorizam ainda mais a riqueza da carne e são uma oportunidade de harmonizar os mais diversos pratos. Parece muita responsabilidade, não é mesmo?

Mas não se preocupe! Neste post da Cutelaria CIMO, você vai encontrar 12 acompanhamentos que fazem sucesso em diferentes tipos de churrasco. São receitas práticas e deliciosas para todos os gostos e tipos de carne. Boa leitura!

Como escolher o acompanhamento para churrasco ideal?

Vale a pena investir em mais de um acompanhamento para churrasco. A carne é, naturalmente, um alimento com bastante complexidade de sabor, apresentando, além de bastante suculência (umami), muitas possibilidades de perfis de sabor ao poder ser temperada com elementos que vão do salgado até o ácido, de acordo com os ingredientes.

E a melhor forma de explorar todas essas possibilidades de sabor é agregando diferentes texturas e sabores como acompanhamentos para o churrasco. Eles podem fazer toda a diferença porque oferecem contrastes para deixar os sabores mais variados e elaborados, abrem o apetite ou “forram” o estômago. A lista de possibilidades é enorme, então já separamos 12 das melhores opções para você explorar:

1. Pão de alho

Precisamos começar pelo mais famoso dos acompanhamentos de churrasco. Não é raro que, às vezes, o pão de alho acabe antes mesmo da carne durante churrasco — e não poderia ser diferente: é um acompanhamento de churrasco com massa leve e crocante, com recheio cremoso, saboroso e com um toque azedinho que é ideal para harmonizar com filés mais gordos.

O pão de alho já tem muitas versões: com queijo, com pimenta calabresa, creme de cebola, requeijão e muito mais. É fácil de achar em várias versões e tão prático que pode ser preparado em casa, no dia a dia. A criatividade do chef é o limite na hora de condimentar o recheio.

2. Queijo coalho

Outro favorito dos churrascos é o espetinho de queijo coalho. Ele é suave para todos os paladares, tem uma textura deliciosa e fica bom em todos os pontos. Não por acaso, ele atinge seu maior potencial justamente na brasa, pegando aquele característico gosto defumado junto à inconfundível crosta dourada.

Além de combinar muito bem com todo tipo de condimento, como melado, mel e até condimentos picantes e azedos, trata-se de uma iguaria muito fácil de encontrar e mais ainda de se preparar, outra ótima opção para os convidados vegetarianos que consomem derivados de leite.

3. Maionese de batata

Ideal para contrastar os sabores da carne, a maionese de batata é uma iguaria tradicional de todas as casas de vó do Brasil. A receita requer só um pouco de boa vontade para amassar a batata junto com a maior variedade de legumes que você conseguir imaginar.

O resultado é um acompanhamento de churrasco colorido, com base cremosa, mas que reúne uma diversidade de sabores e texturas. Não à toa, esse acompanhamento é o melhor amigo do churrasco gaúcho, um dos tipos de churrascos mais tradicionais do país.

4. Farofa temperada

Outra grande companheira da culinária brasileira que permite ir além das farofas prontas e criar sua própria combinação, com embutidos picados, cebolinha, pimenta e o que tiver à mão. A maioria das famílias conta com sua própria receita de farinha.

Independentemente das variações, temperos e proteínas adicionadas à farofa, ela é sempre um ótimo acompanhamento para carnes muito suculentas, combinando muito bem na hora de preparar a picanha, por exemplo.

5. Conservas

As conservas são ótimos petiscos, especialmente junto com a clássica cervejinha. O sabor prolongado é um convite à harmonização com carnes, especialmente aquelas mais bem passadas, com mais defumação, ou mais gordas — considerando as notas ácidas apresentadas por muitas conservas. Veja uma breve lista de conservas que você pode explorar:

  • Pepino;

  • Cebolas;

  • Ovos de codorna;

  • Palmito;

  • Batata;

  • Cenoura;

  • Pimentas mais leves, como a biquinho.

Todas essas alternativas trazem, além do seu próprio sabor, novas texturas e notas diferentes para destacar tudo de bom que a carne tem a oferecer. Encontre suas conservas favoritas e tenha sempre à mão um verdadeiro trunfo!

6. Mandioca

E falando em trunfos, um dos principais coringas da culinária brasileira é a mandioca, consumida das mais diversas formas. Se você ainda não teve a grande ideia de assar alguns pedaços de mandioca sobre a grelha, não perca mais tempo! As texturas oferecidas se juntam ao sabor levemente adocicado para acompanhar muito bem as carnes mais mal passadas e fibrosas.

A principal dica da Cutelaria CIMO no caso desse icônico acompanhamento de churrasco é explorar usar azeite ou mesmo a manteiga já temperada para passar na raiz antes de levá-la para churrasqueira. Isso porque, além de adicionar ainda mais sabores à mandioca, essa opção ajuda a criar uma crosta crocante, douradinha e muito saborosa!

7.Geléia de abacaxi e mel

Agora chegamos na parte mais radical de mistura de sabores que parecem tão diferentes. A textura da geleia sobre a carne, junto dos intervalos de picância da pimenta, vão viciar o seu paladar.

Filés mais altos, como os anchos, exigem um bom acompanhamento para dar complexidade favorável no sabor e são boas bases para geleias, considerando que esses pedaços maiores e de sabores marcantes não são encobertos pela também presente doçura e picância da compota. É uma proposta agridoce ideal para quem gosta de sabores potentes.

8. Vinagrete

O vinagrete é outra tradição imortal, especialmente no churrasco paulista, que cai muito bem com uma farofa bem condimentada e, mais uma vez, com carnes gordas — ideais para balancear com a acidez proposta pelo vinagre.

Escolha legumes bem crocantes e pique em pedaços fáceis de mastigar, usando água gelada você preserva mais essa crocância. Dê preferência, também, por utilizar ingredientes os mais frescos possíveis para trazer um aspecto leve e refrescante à refeição.

9. Espeto de legumes

Aproveitando os legumes que comprou para o vinagrete, você também vai agradar os veganos do churrasco com uma seleção especial de legumes, como o pimentão, o tomate e a cebola.

Intercalar os pedaços de legumes e vegetais cortados com cubos de carnes mais firmes e com menos gordura — muitas vezes, mais baratas — é uma excelente saída para dar sabor e suculência a essas peças menos aproveitadas, já que o líquido dos legumes entrará em contato com as fibras da carne e dará muito mais sabor à carne!

10. Salpicão

O salpicão, em um perfil similar à maionese, é mais um clássico acompanhamento do churrasco de domingo Brasil afora. O prato reúne cremosidade, variedade de texturas e de sabores que conquista desde os paladares infantis até os mais veteranos!

Sabe aquele corte mais magro e de sabor suave? Então, ele pode ser a parceria ideal para tabelar com salpicão, considerando que apesar dos sabores do frango e dos demais temperos presentes, o creme de leite acaba por equilibrar e trazer leveza para o prato. O resultado é uma parceria com gostos contrastantes que se mantêm equilibrados e agradáveis.

11. Arroz à grega

O arroz à grega é um acompanhamento para churrasco que, por si só, pode reunir gostos, texturas e ingredientes o suficiente para acompanhar um bom pedaço de carne. Essa receita pode reunir uma variedade de legumes — sendo os mais tradicionais o brócolis, o milho, a cenoura e o pimentão amarelo — temperos como o cheiro-verde e até mesmo manteiga, requeijão e/ou queijo parmesão ralado para adicionar sabor e cremosidade ao prato.

Tamanho leque de possibilidades reunidas em uma só receita acaba por tornar o arroz à grega outro possível coringa do seu churrasco, indo bem com basicamente todo o tipo de carne.

12. Molhos para churrasco

Por último, temos os inesquecíveis molhos para churrasco. Um bom molho é o xodó do churrasqueiro, sendo sucesso garantido para acompanhar as carnes. Dentre as muitas opções disponíveis, três inesquecíveis opções caseiras chamam atenção:

  • Molho de alho: a base com leite gelado e óleo junto aos dentes de alho picado resultam em molhos clássicos, cremosos e de sabores inesquecíveis;

  • Molho vermelho: tomate, ketchup e demais temperos e condimentos são reunidos para fazer um molho refrescante, leve e que flutua entre o ácido e o adocicado;

  • Molho apimentado: trata-se do próximo passo do molho vermelho, em que pimentas de sabor e nível de ardência ao gosto do cozinheiro são incorporadas à receita para trazer mais uma camada de sabores e sensações ao paladar.

E aí, salvamos o seu churrasco? Conte para nós seus acompanhamentos favoritos para churrasco e qual o seu segredo de preparo nos comentários! E agora que você já sabe tudo sobre os melhores acompanhamentos de churrasco, que tal se especializar também nos melhores temperos para a carne? Explore e domine muito mais sabores em seus preparos!

Sobre o autor

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti é engenheiro, diretor industrial e sócio responsável pelo desenvolvimento de produtos na Cutelaria CIMO

Especializado em design de produto, o autor trabalha a mais de 20 anos com cutelaria, desenvolvendo mais de 100 projetos de produtos e aplicações no ramo. Entre os seus conhecimentos, a ampla experiência em cutelaria é o destaque - desde detalhes técnicos que vão do tratamento térmico ao design das lâminas.

O autor também conhece as etapas de fabricação de canivetes e facas, desenvolve temas sobre como escolher e identificar o uso correto das lâminas de facas e canivetes, além de fomentar novas tecnologias e inovações da cutelaria.

Para amadurecer o setor de cutelaria nacional, está disposto a fornecer ótimas informações sobre as mais diversas áreas do tema que vão do uso às diferenças dos produtos.

Junior Dorigatti