Fazer churrasco é um evento: o churrasqueiro quer sempre ter tudo preparado, agradar todo mundo que se reúne ao redor da churrasqueira, o que nem sempre é uma tarefa fácil.
Criar aquela experiência gastronômica de respeito exige variar nos sabores, que valorizam ainda mais a riqueza da carne e são uma oportunidade de harmonizar os mais diversos pratos. E não se preocupe: aqui você vai encontrar acompanhamentos de churrasco práticos e deliciosos para todos os gostos!
Como escolher o acompanhamento para churrasco ideal?
Vale a pena investir em mais de um acompanhamento para churrasco. A carne é, naturalmente, um alimento com bastante complexidade de sabor, ela é suculenta (umami), quando temperada vai do salgado até o ácido, de acordo com os ingredientes.
E a melhor forma de explorar todas essas possibilidades de sabor é agregando diferentes texturas e sabores como acompanhamentos para o churrasco. Eles podem fazer toda a diferença porque dão contraste, abrem o apetite ou “forram” o estômago.
O ideal é ir variando – escolha um legume com sabor mais complexo, um carboidrato, uma comida agridoce, algo mais seco, outro mais úmido. As possibilidades são enormes, veja só:
1- Pão de alho
Precisamos começar pelo mais famoso dos churrascos. Não é raro que às vezes o pão de alho acabe antes mesmo da carne durante churrasco – e não poderia ser diferente: é um acompanhamento de churrasco com massa leve e crocante, com recheio azedinho ideal para harmonizar com filés.
O pão de alho já tem muitas versões: com queijo, com pimenta calabresa, creme de cebola, requeijão e muito mais. É fácil de achar em várias versões e tão prático que pode ser preparado em casa, no dia a dia. A criatividade do chef é o limite na hora de condimentar o recheio.
2 – Queijo coalho

Outro favorito dos churrascos é o espetinho de queijo coalho. Ele é suave para todos os paladares, tem uma textura deliciosa e fica bom em todos os pontos. Além de combinar muito bem com todo tipo de condimento: do melado e mel até condimentos picantes ou e azedos.
É uma iguaria muito fácil de encontrar e mais ainda de se preparar, outra ótima opção para os convidados vegetarianos.
3 – Maionese de batatas

Ideal para contrastar os sabores da carne, a maionese de batata é uma iguaria tradicional de todas as casas de vó do Brasil que nunca vai morrer. Requer só um pouco de boa vontade para amassar a batata junto com a maior variedade de legumes que você conseguir imaginar. Esse acompanhamento é o melhor amigo do churrasco gaúcho!
4 – Farofa temperada

Outra grande companheira do arroz do almoço de domingo. Para além das farofas prontas, o divertido é ir criando sua própria combinação, com embutidos picados, cebolinha, pimenta e o que tiver à mão.
Ela é um ótimo acompanhamento, especialmente para levar ao prato junto com carnes muito suculentas, combinando muito bem na hora de preparar a picanha, por exemplo.
5 – Conservas

As conservas são ótimos petiscos, especialmente junto com a cervejinha. O sabor prolongado é um convite à harmonização com carnes, especialmente aquelas mais bem passadas, com mais defumação.
6 – Mandioca assada

A mandioca é um dos trunfos da culinária brasileira, consumida das mais diversas formas. Se você ainda não teve a grande ideia de assar alguns pedaços de mandioca sobre a grelha, não perca mais tempo! O sabor levemente adocicado dela acompanha muito bem as carnes mais mal passadas e fibrosas.
7 – Geléia de abacaxi e mel

Agora chegamos na parte mais radical de mistura de sabores que parecem tão diferentes. A textura da geléia sobre a carne, junto com os intervalos de picância da pimenta vão viciar o seu paladar.
Filés mais altos, como os anchos, exigem um bom acompanhamento para dar complexidade favorável no sabor.
8 – Vinagrete

O vinagrete é outra tradição imortal, especialmente no churrasco paulista, que cai muito bem com uma farofa bem condimentada.
Escolha legumes bem crocantes e pique em pedaços fáceis de mastigar, usando água gelada você preserva mais essa crocância.
9 – Espeto de legumes

Aproveitando os legumes que comprou para o vinagrete, você também vai agradar os veganos do churrasco com uma seleção especial de legumes, como o pimentão, o repolho, o tomate, a cebola e outros menos convencionais, como o pepino e o milho. Para dar mais liga, experimente por queijo ou cobrir os legumes com farinha temperada.
Se a criatividade mandar, por que não preparar um espetinho de frutas também? Ou mesmo misturando sabores como o da manga e o do abacaxi entre os legumes.
E aí, salvamos o seu churrasco? Conte para nós seus acompanhamentos favoritos para churrasco e qual o seu segredo de preparo! Até mais!