O cupim é um prato muito comum entre os churrasqueiros! O corte, localizado na região das costas do boi, é muito famoso por conta da sua suculência. 

Entretanto, há uma técnica específica de preparo do cupim, o "casqueirado", um tipo especial de corte que deixa promove ainda mais sabor à peça. Com a preparação, a carne cria uma capinha crocante enquanto conserva um interior macio e suculento.

Quer saber os detalhes de como preparar um cupim de qualidade? Continue a leitura e veja como a CIMO elencou as principais dicas para assar a carne com maestria!

Como fazer churrasco de cupim?

Para fazer um cupim na churrasqueira muito bem preparado e suculento, é preciso tomar cuidado com alguns aspectos importantes.

Isso porque ela não é tão simples de ser trabalhada e qualquer erro no processo pode acabar com sua suculência —  especialmente se você pretende fazer um cupim casqueirado. 

Dessa forma, algumas etapas e técnicas exigidas podem ser complexas, mas com as dicas que daremos a seguir, fica muito mais fácil entender como preparar o corte e produzir um cupim maravilhoso.

Vamos lá?!

1. Separe os temperos

Na cozinha, qualquer prato deve começar com a separação de temperos, certo? Com o cupim casqueirado não seria diferente!

Com isso em mente, para temperar seu cupim, você precisará de quatro ingredientes — praticamente obrigatórios —, são eles: 

  • Sal a gosto;

  • Alho;

  • Manteiga;

  • Cebola. 

É claro que cada churrasqueiro tem seus ingredientes preferidos, mas os mencionados precisam fazer parte do preparo. E fique à vontade para colocar outros temperos para preparar o cupim na churrasqueira com o seu toque especial.

2. Tempere a carne antecipadamente

Para garantir que o cupim terá um sabor incrível, tempere-o com, pelo menos, um dia de antecedência. Assim, todo o sabor será absorvido pela carne, ficando com um aroma único de cebola e alho.

Para alguns, convém marinar o cupim no azeite, vinho ou com cerveja para que a carne fique com mais suco e, consideravelmente, mais macia. 

Quer saber os melhores temperos para churrasco? Temos um guia sobre o assunto! Confira.

3. Deixe a churrasqueira pronta

Após temperar, deixe a churrasqueira acesa para seu cupim casqueirado. É importante acendê-la alguns minutos antes de colocar seu cupim para que esteja no seu máximo de calor e, assim, conseguir assar a peça com eficiência e mais rapidez.

Lembre-se de enrolar o cupim em papel alumínio ou em um bom celofane, próprio para churrasco. 

Não sabe como acender a churrasqueira? A CIMO te ajuda! Clique e confira as dicas para tacar fogo na carne.

4. Conte o tempo correto para o cupim ficar macio

Preparar um cupim na churrasqueira é uma delícia, mas o processo é demorado. A churrasqueira em fogo alto demora cerca de 4 horas para deixar seu cupim macio e pronto.

Então tenha paciência, é natural que a carne demore tudo isso para ficar boa de fato e atente-se quanto a churrasqueira, que deve estar com fogo alto a cerca de 60 cm da peça. 

Já que estamos falando de bastante tempo de preparo, o que acha de complementar a leitura conferindo os detalhes de como fazer um churrasco de chão?

5. Corte o churrasco de cupim antes de servir

Após terminado, retire o cupim da churrasqueira e fatie o pedaço para os convidados.

Mas tome bastante cuidado ao desembalar a peça do celofane e papel alumínio, pois os vapores que saem do embrulho podem facilmente queimar uma pessoa. Então atenção em todo o processo, para realizá-lo de maneira segura

Como fazer cupim casqueirado na churrasqueira?

Existem técnicas específicas para preparar um cupim casqueirado. Como comentamos, o corte para ser considerado casqueirado deve criar uma casquinha crocante por fora, enquanto mantém toda a suculência da carne em seu interior. 

Para fazer um delicioso cupim casqueirado, é preciso seguir alguns passos importantes que serão fundamentais para a qualidade da receita. Mas, mesmo com relativo trabalho, vale a pena realizar os processo corretamente, por ficar sensacional! 

1. Use a faca correta para limpar a carne

O primeiro passo é utilizar uma faca para limpar o cupim. Não qualquer faca, mas uma própria para o churrasco e também para a limpeza de carnes.

Busque por uma de qualidade que atenda suas necessidades, como as da CIMO! Além disso, uma faca de qualidade pode te ajudar em outros tipos de processos, como na hora de fatiar o cupim após pronto. 

Aproveite para conferir as melhores facas indicadas para churrasco!

2. Derreta a manteiga e espalhe sobre o cupim

Para formar uma casquinha gostosa em seu cupim casqueirado, é necessário aplicar manteiga em toda sua superfície.

O modo mais prático é derreter a manteiga e, assim, aplicá-la na carne — o processo pode ser substituído por manteiga de garrafa. Se quiser, pode aromatizar a manteiga com louro e especiarias. 

3. Passe o cupim no sal grosso

Após passar a manteiga, é preciso aplicar o sal grosso. Ele criará a casquinha crocante do corte.

Por isso, não precisa ter medo, pode cobrir toda superfície do cupim com o sal grosso. Não tenha medo de salgar, a peça não tende a pegar muito sal. 

4. Enrole no papel alumínio

Passado o sal grosso, é preciso novamente enrolar no papel alumínio ou em um celofane próprio para churrasco.

É um processo que deve ser realizado de maneira cuidadosa, para não retirar a camada de sal que se acumulou na carne e garantir a crocância. 

5. Leve para churrasqueira

Após realizar os processos, você pode levar o cupim na churrasqueira para finalizar o cupim.

Aqui, os mesmos cuidados devem ser tomados — como se fosse assar o cupim normalmente na churrasqueira. Terminado de assar, é só servir o cupim casqueirado. 

O que fazer para o cupim não ficar duro?

  1. É preciso marinar o corte, seja na cerveja, vinho, azeite ou mesmo vinagre.

  2. Atente-se ao tempo da churrasqueira, é necessário pelo menos 4 horas completas em fogo alto. 

  3. É preciso um celofane para churrasco, pois favorece o cozimento da carne, deixando-a macia.

Esses são os passos necessários para preparar um cupim na churrasqueira delicioso e que servirá todos seus convidados!

Gostou do conteúdo? Continue navegando pelo blog da Cutelaria CIMO e aproveite para aprender o preparo de outros cortes! Temos aqui dicas de preparo de:

Te vejo por lá.

CUTELARIA CIMO